Alunos novatos da rede pública estadual de Fortaleza poderão fazer matrícula online | Ceará – Jornal Notícias do Ceará

Os alunos novatos da rede pública estadual de Fortaleza poderão fazer a matrícula de 2021 de forma online, diferente dos anos passados. Estudantes de instituições situadas em outros municípios deverão realizar matrícula de forma presencial, nas instituições vinculadas à Secretaria da Educação (Seduc). A mudança nas regras foi ocasionada em razão da pandemia do novo coronavírus e publicada na edição da última quinta-feira (10) do Diário Oficial do Estado. As datas do início do processo de matrícula de novatos e veteranos ainda não foram divulgadas.

De acordo com o documento, a matrícula dos alunos novatos das escolas da rede pública localizadas em Fortaleza será viabilizada pela internet, no canal Solicitação de Matrícula ou pelo Aluno Online. Também poderá ser checado no portal da Seduc.

Para as escolas da rede pública estadual que não têm acesso à internet, a matrícula no sistema deverá ser realizada na Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Educação (Crede) ou na Superintendência das Escolas Estaduais de Fortaleza (Sefor).

Também conforme o texto, as escolas deverão disponibilizar um local com computadores e profissionais para ajudar a comunidade, caso necessite, a fazer a matrícula dos alunos novatos.

O processo é dividido em três etapas:

A primeira será para a matrícula dos alunos veteranos da rede pública estadual, que deverá ser feita no Sige Escola, do banco de dados de todos os que estavam matriculados no ano de 2020.

Já a segunda será o remanejamento, que se dividirá em interno e externo. O remanejamento interno é o período em que os alunos matriculados nas escolas, que não oferecem continuidade de estudos, são remanejados para outra unidade da rede pública.

E o externo é o período em que os alunos são remanejados para as escolas da rede pública estadual, efetuando-se o processo quando do ingresso no ensino médio ou quando da impossibilidade do atendimento do ensino fundamental pela rede pública municipal. Cada escola deverá receber o estudante remanejado garantindo a vaga dele.

A terceira será composta pela matrícula de alunos novatos e veteranos em situação de abandono. Devem ser apresentados os seguintes documentos:

  • Cópia da certidão de nascimento
  • Transferência ou declaração de escolaridade, quando for o caso
  • Duas fotos 3×4 do estudante
  • Cartão de vacinação

Para alunos com até 18 anos de idade e, também, precisamente para os estudantes do ensino médio:

  • Cópia do Registro Geral (RG)
  • Número do Cadastro de Pessoa Física (CPF)
  • Número de Identificação Social (NIS) para as famílias cadastradas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal

Matrículas de alunos veteranos

No caso da matrícula de alunos veteranos, deverá haver apenas uma atualização da documentação, cabendo a cada escola elencar que documentos deverão ser entregues.

Segundo o Diário Oficial do Estado, no ato da matrícula, deverá ser preenchida também uma ficha de informações de saúde do estudante pela mãe/pai/responsável ou pelo estudante com idade igual ou superior a 18 anos.

As famílias com filhos em idades diferentes (veteranos e/ou novatos) poderão fazer a matrícula de todos em um único dia e no mesmo local, desde que a escola ofereça os níveis de ensino desejados e as condições de atendimento.

Por , em 2020-12-11 16:58:00


Fonte g1.globo.com

Redação

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: