Festas de fim de ano no Ceará: veja o que pode e o que não pode no réveillon | Ceará – Jornal Notícias do Ceará
:strip_icc()/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2019/r/a/aLCfOETPGnSB9OUeS6Bw/praia-de-iracema.jpg?ssl=1)
O decreto do Governo do Estado do Ceará que estabelece regras para celebrações de fim de ano segue em vigor até 4 de janeiro. As festas seguem proibidas, e celebrações em residências devem conter, no máximo, 15 pessoas.
A ocupação do aterro da Praia de Iracema, onde tradicionalmente é realizada a festa da Prefeitura de Fortaleza, também será proibida. A prefeitura afirmou ainda que não haverá queima de fogos neste ano para não atrair multidão.
O decreto altera também o funcionamento de shoppings, restaurantes, barracas de praia e lojas.
Veja como fica o funcionamento de estabelecimentos comerciais no Ceará para o fim de ano.
Celebrações em residências 🏠
- Como era: não havia restrições
- Como fica: eventos dentro de casa devem reunir no máximo 15 pessoas.
Eventos em áreas de uso comum 🎉
- Como era: eventos em áreas abertas podiam reunir até 100 pessoas.
- Como fica: ficam proibidos eventos e reuniões.
Restaurantes e barracas de praia 🏖
- Como era: locais podiam realizar eventos com uso obrigatório de máscara (com exceção de quando está comendo ou bebendo) e distanciamento social.
- Como fica: limitação de seis pessoas por mesa nos restaurantes, com limite de 50% da capacidade máxima. Festas, shows e celebrações estão proibidas.
- Como era: festas em áreas abertas eram permitidas desde que tivessem limite de 100 pessoas.
- Como fica: qualquer evento está proibido. Número de pessoas por quarto fica limitado em três adultos ou dois adultos e três crianças.
Shopping centers e comércio de rua 🛍
- Como era: clientes devem usar máscara e passar por checagem de temperatura na entrada. Lojas deviam limitar o número de clientes simultâneos. O horário de funcionamento de shoppings era das 10h às 22h.
- Como fica: limite de pessoas é reduzido para 50% da capacidade máxima, e o horário de funcionamento de shoppings pode ser ampliado, abrindo a partir das 9h e funcionando até 23h. Uso de máscaras e aferição de temperatura seguem obrigatórios.
Festas públicas de réveillon 🎆
- Como era: municípios tinham autonomia para realizar festejos públicos nas cidades.
- Como fica: ficam proibidas as festas municipais, exceto se realizada com transmissão por TV, rádio ou internet, sem aglomeração de público, artistas ou organizadores.
Vacinação no Ceará 💉
Ainda não há uma data definitiva para a chegada da vacina contra a Covid-19 ao Ceará. O Ministério da Saúde afirma que pretende distribuir a vacina AstraZeneca/Oxford para os estados em 3 de março.
O governador Camilo Santana diz que negocia com o estado de São Paulo para adquirir, antes de março, a vacina Coronavac, medicamento desenvolvido na China e produzido pelo Instituto Butantan, em São Paulo.
Aumento nos casos e mortes de Covid-19 🦠
O número de casos e de óbitos por Covid-19 no Ceará voltou a crescer nas últimas semanas no Ceará. Documento divulgado nesta sexta-feira pela Secretaria da Saúde aponta que 19 das 22 áreas de saúde tiveram alta no número de casos de Covid-19.
Na Grande Fortaleza, houve um aumento de 55% no número de fatalidades e de 33% nos casos positivos da doença.
Assista às notícias do Ceará no G1 em 1 minuto:
Por , em 2020-12-28 14:34:00
Fonte g1.globo.com