Ceará encerra 2020 com 77% de chance de Sulamericana e menos de 1% de rebaixamento | Ceará Sporting Club | Time – Notícias – Jornal Notícias do Ceará

Vina e Lima comemoram gol no Clássico-Rei (Foto: AURÉLIO ALVES)

Restando 11 jogos para o fim da Série A, o Ceará vai se aproximando de competições internacionais e se afastando do Z-4. Segundo o Departamento de Matemática da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) o Ceará termina o ano com 77,1% de chances de ir para a Sulamericana e 0,45% de rebaixamento.

O Ceará ocupa a atual 10ª posição do campeonato brasileiro, com 36 pontos, tem a situação diferente do ano passado. Neste mesmo período, após o fim da 27ª rodada, a equipe alvinegra estava na 15ª posição, com 29 pontos, empatado com o Fluminense e um ponto a mais que o Cruzeiro, time que encabeçava o Z-4. Na então temporada, a equipe tinha 31% de chances de rebaixamento.

Para os mais otimistas, o Alvinegro Cearense tem 5,5% de chances de Libertadores. As vagas para o torneio ainda podem aumentar de seis para sete ou oito. Dependendo dos campeões da Copa do Brasil e da Copa Libertadores. Não há nenhum clube brasileiro vivo na Copa Sulamericana, que poderia aumentar para nove classificados.

Se o Ceará conseguir a classificação para a Sulamericana, será a primeira vez que o clube disputará uma competição internacional, enfrentando um time de fora do país. A equipe já tinha conseguindo uma participação no torneio, mas ainda na etapa dos confrontos nacionais, o time de Porangabuçu foi eliminado pelo São Paulo. E mais atrás, em 1995, se classificou para antiga Copa Conmebol, sendo eliminado pelo Corinthians nos pênaltis.

Com a mudança no regulamento o Ceará iria obrigatoriamente enfrentar uma equipe internacional. A partir de 2021, a Conmebol decidiu que a Sulamericana terá fase de grupo, com brasileiros e argentinos tendo vaga direta para eles.

Mas antes disso o Ceará recebe o Internacional-RS, dia 7 de janeiro, quinta-feira, às 19 horas, na Arena Castelão, pela 28ª rodada do Brasileirão. O Vovô tem 36 pontos, dois a mais que o Athletico-PR (11ª colocado) e três a menos que Corinthians e Santos (nono e oitavo colocado).

Por Horacio Neto

Por , em 2020-12-29 14:01:00


Fonte www.opovo.com.br

Redação

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: