Taxista esculpe tartaruga na Praia de Iracema, em Fortaleza, para alertar contra a poluição | Ceará – Jornal Notícias do Ceará

O taxista cearense Francisco Carlos da Silva, 59 anos, conhecido como “Carlos Careca”, encontrou um jeito diferente para a alertar sobre a poluição na Praia de Iracema, em Fortaleza. Com material reciclável recolhido das areias da praia, ele decorou uma escultura de areia em formato de tartaruga, que chamou a atenção dos frequentadores do local nestes últimos dias de 2020.

Garrafas de vidro, cocos secos, areia e água do mar formam a escultura de tartaruga, que foi batizada de “Clarinha”. A obra começou a ser montada no dia 24 de dezembro, véspera de Natal, na região da praia próximo à comunidade do Poço da Draga e a previsão é que ela seja concluída já no início de 2021.

A iniciativa de montar a escultura surgiu após Carlos Careca perceber a falta de cuidado das pessoas com o meio ambiente. “Comecei a perceber que os seres humanos não estavam cuidando bem do meio ambiente, não estavam cuidando bem da natureza e principalmente dos mares”, afirma.

Assim, ele escolheu a tartaruga como animal para representar todos os outros que sofrem as consequências causadas pela poluição.

“A exemplo de muitas tartarugas que vêm desovar na Praia de Iracema e morrem porque ingeriram plásticos e outros tipos de objetos, a “Clarinha” está passando pelo mesmo processo. Ela está desovando, tentando sair, mas ela não vai conseguir voltar ao mar devido à grande quantidade de lixo, que ela comeu tanto, que passou para o casco”, explicou o taxista sobre a representação da obra.

Segundo Carlos Careca, dezenas de esculturas de tartarugas menores serão feitas por ele ao redor de Clarinha, para representar os filhotes que terão a oportunidade de chegar ao mar.

Morador da região da Praia de Iracema, Carlos não esconde o descontentamento em ver lixo no local que ele frequenta diariamente. “Não é fácil você chegara uma praia bonita e, de repente, se deparar com o lixo”, lamentou.

Assista às notícias do Ceará no G1 em 1 Minuto:

Por , em 2020-12-31 10:46:00


Fonte g1.globo.com

Redação

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: