Rossi e Lira trazem ao Ceará disputa por presidência da Câmara – Política – Jornal Notícias do Ceará

A disputa pela presidência da Câmara dos Deputados terá como campo de batalha nesta semana o Ceará. Na próxima quarta-feira (13), Arthur Lira (PP) e Baleia Rossi (MDB) visitam o Estado para buscar aliados. Lira deve participar de um jantar com apoiadores na Capital. Já Baleia estará com o governador Camilo Santana (PT) e parte dos deputados cearenses ao longo da tarde. O apoio do petista na corrida pela Câmara criou dilemas para deputados cearenses que compõem a base estadual, mas, nacionalmente, estarão agora do outro lado das trincheiras.

Aliados de Baleia contabilizam apoio de onze partidos e cerca de 280 deputados. Ele é também o nome indicado como sucessor pelo atual presidente da Casa, Rodrigo Maia (DEM). Já o bloco de Lira aglutina nove siglas e aproximadamente 195 parlamentares. O deputado do PP tem apoio ainda do presidente Jair Bolsonaro (sem partido).

Com o presidente em rota de colisão com a maioria dos governadores brasileiros, os chefes dos Executivos estaduais viraram aliados estratégicos do bloco comandado por Baleia e Maia. Apoiadores do emedebista calculam cerca de 20 governadores aliados. Nesta semana, comitiva liderada pelos dois deputados desembarcam em Santa Catarina, em Goiás, na Bahia e em São Paulo. Na última sexta-feira (8), o grupo esteve com o governador Wellington Dias (PT), no Piauí.

Entre os partidos que anunciaram apoio a Lira, há nos quadros governadores dos estados de Acre, Amazonas, Paraná, Rio de Janeiro, Sergipe e Roraima. Na semana passada, o deputado esteve no Amapá, no Amazonas, no Pará, em Roraima e no Acre.

Fator Camilo

No Ceará, encontros entre Camilo Santana e Rodrigo Maia, ainda em novembro do ano passado, já indicavam a importância da interlocução com o petista no Estado. À época, a reunião contou ainda com a presença do ex-ministro Ciro Gomes (PDT).

Com uma base estadual ampla, Camilo tem diálogo aberto com deputados do PP (AJ Albuquerque), do PL (Dr. Jaziel, Gorete Pereira e Júnior Mano), do Solidariedade (Genecias Noronha) e do PSD (Domingos Neto), siglas que já anunciaram apoio a Lira. Há ainda o PTB, tendo como nome cearense o deputado Pedro Bezerra, que afirma ainda não ter definido de que lado está na disputa.

Apesar da descrença da maioria dos parlamentares em conseguir atrair aliados nas trincheiras adversárias, há alguns que não descartam essa possibilidade. “Com toda certeza (essa interlocução) é importante. Certamente, Camilo vai falar com esses deputados sobre a importância de termos o Baleia à frente da Câmara. Com ele, os partidos terão muito mais força”, avalia o deputado Moses Rodrigues (MDB).

“O governador tem a missão importante de tentar virar alguns votos e convencer indecisos. Agora temos também os suplentes que tomaram posse, a Gorete Pereira (PL) e o Aníbal Gomes (DEM), que chegam para somar”, projeta o deputado federal Eduardo Bismarck (PDT).

Camilo e Baleia

O encontro do governador com o candidato emedebista deve ocorrer por volta de 15 horas, no Palácio da Abolição. Rodrigo Maia também estará no local, além dos deputados aliados de Camilo.

Pedro Bezerra, por exemplo, sinalizou que está disposto a ouvir as propostas tanto de Lira quanto de Baleia. “A bancada não tomou posição ainda, nem eu. Inclusive, teremos dois eventos na quarta-feira, só espero que não sejam no mesmo horário, seria constrangedor ter que ir para um e não para outro”, disse. No caso de Lira, de acordo com interlocutores, o próprio partido estaria organizando o evento no Estado.

Segundo Domingos Neto, a opção por Lira não afeta a relação com o Governo do Estado. “O PSD já fechou apoio, está definido. É uma questão normal, os partidos são nacionais e é uma disputa interna da Câmara. Nacionalmente tomamos posição, não é uma questão local”, minimizou o deputado, que deve comparecer ao jantar com o nome do PP.

Demandas

Enquanto parte da base enfrenta o dilema de quem irá apoiar nacionalmente, os integrantes do PT e do PDT, legendas que já anunciaram apoio a Baleia, preparam demandas para o encontro com o candidato emedebista.

“A ideia é recepcioná-lo e reiterar nosso compromisso. Apoiamos ele na pauta de autonomia do parlamento, mas também temos uma pauta econômica e social”, adianta o deputado José Airton Cirilo (PT).

O deputado Idilvan Alencar (PDT) também afirma que, desde a semana passada, já preparou uma lista de “pedidos” para Baleia.

“Vou para essa reunião e quero pautar alguns temas. A prioridade é uma articulação para que os professores entre como grupo prioritário na vacinação, mas também quero a garantia de que a Reforma Tributária não vai mexer nos recursos do Fundeb”, disse.

Os deputados AJ Albuquerque (PP), Capitão Wagner (Pros), Dr. Jaziel (PL), Gorete Pereira (PL), Júnior Mano (PL), Genecias Noronha (SD), além de Heitor Freire (PSL) foram procurados, mas não responderam à reportagem até a publicação.



Quero receber conteúdos exclusivos sobre política





Por , em 2021-01-10 23:36:30


Fonte diariodonordeste.verdesmares.com.br

Redação

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: