Em Fortaleza, 742 pessoas são vacinadas contra Covid-19 nesta terça, 19 | Coronavírus em Fortaleza, Ceará e Mundo – Jornal Notícias do Ceará

Na Capital, entre profissionais de saúde na ativa e idosos, chega a 742 o números de pessoas receberam a vacina nesta terça-feira, 19 (Foto: Aurelio Alves)

Com a chegada do primeiro lote de vacinas contra a Covid-19 no Ceará, na última segunda-feira, 18, a imunização já teve início na Capital. No primeiro balanço divulgado pela Secretaria Municipal de Fortaleza (SMS), 742 receberam a primeira dose do agente imunizador nesta terça-feira, 19.

Veja como foi o início da vacinação em 22 municípios pelo Ceará

Ao todo, foram vacinados 481 profissionais da saúde que atuam na linha de frente do atendimento a pacientes infectados pelo novo coronavírus. Integrando o conjunto de grupos prioritários da fase um do plano de imunização da Capital, 173 idosos acima de 60 anos residentes em Instituições de Longa Permanência (ILPI) também receberam a vacina.

LEIA MAIS | Não haverá vacinação da Covid-19 em postos de saúde; não adianta sair de casa para se vacinar

Pessoas com deficiência acima dos 18 anos e que residam em ILPIs, assim como indígenas que vivam em suas respectivas comunidades também integram o grupo prioritário da fase inicial da campanha de vacinação contra a Covid-19. A SMS pontuou que estes devem receber a vacina ainda ao longo desta semana. Como forma de evitar aglomerações, neste primeiro momento, a vacinação está sendo feita in loco, ou seja, nos locais onde os pacientes estão.

Nesta terça-feira, foram vacinados profissionais de saúde das seguintes unidades de atendimento médico e hospitalar: Instituto Dr. José Frota (IJF), Hospital e Maternidade Dra. Zilda Arns (Hospital da Mulher), Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do bairro Edson Queiroz e a Base do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192) no bairro Pici. Profissionais dos hospitais São José de Doenças Infecciosas (HSJ) e Leonardo da Vinci (HLV), geridos pelo Governo do Estado do Ceará, também receberam a vacinação.

LEIA TAMBÉM | Covid-19: veja como foi o início da vacinação em 22 municípios

O ato é visto como início de uma crescente onda de esperança por parte dos profissionais de saúde e do público em geral. “ Mesmo após o ano inteiro no combate à Covid-19, os nossos colaboradores ainda estavam ali de pé, firmes, atentos, e foram lembrados nesse momento como pessoas que estão cuidando e que mereciam também serem cuidadas”, afirmou Riane Azevedo, superintendente do IJF, à SMS em agradecimento pela vacinação dos profissionais da unidade

Primeiro lar de acolhimento de idosos de Fortaleza foi ponto de vacinação nesta terça-feira, 19

O Lar Torres de Melo foi a primeira instituição de longa permanência a receber a ação de distribuição das doses da vacina contra a Covid-19. Com foco no acolhimento de idosos, a casa abriga cerca de 100 pessoas com idades entre 60 e 106 anos. Além dos residentes, 88 profissionais de saúde que atuam no local também foram vacinados.

LEIA MAIS | Indígena de 106 anos é vacinado no Lar Torres de Melo após ter sobrevivido à Covid-19

Dentre os idosos, o aposentado Elcias Albuquerque, de 79 anos, foi o primeiro a receber a vacina. Além da idade, ele também se insere no grupo de risco para infecção pelo novo coronavírus por conviver com uma doença pulmonar obstrutiva crônica. Ele foi um dos idosos que contraiu a Covid-19 durante um surto de contágio vivenciado pelo Lar Torres de Melo no ápice da pandemia na Capital.

A vacinação em Fortaleza, assim como no restante do Brasil está sendo feita por meio da distribuição do lote inicial de 6 milhões de doses da vacina CoronaVac, desenvolvida pelo Instituto Butantan, em São Paulo, em parceria com a farmacêutica chinesa SinoVac. 

Por , em 2021-01-19 21:27:00


Fonte www.opovo.com.br

Redação

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: