Hospital de campanha de Sobral será reaberto | CIDADES – Jornal Notícias do Ceará



Hospital de Campanha de Sobral

O Hospital de Campanha Dr. Francisco Alves, em Sobral, será reaberto até o dia 12 deste mês. O prefeito Ivo Gomes (PDT) afirmou na terça-feira, 2, na ocasião da abertura dos trabalhos legislativos da Câmara Municipal, que a decisão foi tomada em virtude da alta nos índices de contágio e quantidade de internações por Covid-19, o que causou sobrecarga no Hospital Regional Norte, unidade que atende Sobral e demais municípios da região.

É com muita tristeza e frustração que anuncio a reabertura do hospital de campanha Dr. Alves. Até a próxima semana, no máximo em dez dias [12 de fevereiro], nós estaremos reabrindo a unidade”, discursou.

O hospital foi inaugurado no dia 20 de maio do ano passado, com 53 leitos (29 de enfermaria, 14 de UTI e 10 leitos de semi-intensiva). Com a diminuição dos casos do município, deixou de receber pacientes. O hospital de campanha foi utilizado no dia 19 de janeiro deste ano para marcar o início da vacinação da CoronaVac em Sobral.

Durante o auge da pandemia, em maio e junho, Sobral tinha, além do hospital Dr. Alves, a unidade de campanha montada no ambulatório do Hospital Regional Norte (HRN), com atividades iniciadas no começo de junho. O espaço continua reaberto desde então e conta com 42 leitos de enfermaria de média complexidade para tratamento de pacientes com Covid-19, em adição aos 218 leitos (114 de enfermaria e 104 UTIs) exclusivos para a doença no HRN.

Na época, o pedido de novos leitos feito por Ivo Gomes ao governador Camilo Santana foi justificado porque Sobral é um município polo e recebe pacientes de toda a região Norte. Segundo atualização feita às 20h04min de ontem na plataforma IntegraSUS, a macrorregião de Sobral, que possui 55 municípios, estava com taxa de ocupação de UTIs de 61,43% e de enfermarias em 30,77%. O HRN estava com ocupação de 65% e 87,5%, respectivamente.

Os índices do Ceará eram, na mesma atualização, de 84,37% para UTIs e de 53,93% para enfermarias. É o sexto dia seguido que a taxa de ocupação de UTIs supera os 80% no estado. 

 


Por , em 2021-02-04 06:50:56


Fonte mais.opovo.com.br

Redação

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: