Entrada e saída de veículos em Fortaleza vão ser controladas durante o carnaval | Ceará – Jornal Notícias do Ceará

O governador Camilo Santana adiantou alguns pontos sobre o decreto contra a pandemia de Covid-19 no Ceará durante o período de carnaval. O governante revelou que a entrada e saída de veículos de Fortaleza vai ser controlada, somente sendo permitido o deslocamento em situações específicas, como em casos de saúde, moradia, trabalho, transporte de cargas, entre outras situações detalhadas na nova medida.

  • Barracas de praia só vão poder funcionar até às 15h durante a semana de carnaval no Ceará

O transporte intermunicipal de passageiros também vai ser afetado. O governador revelou que o setor, seja individual ou coletivo, regular e complementar ficará suspenso, com exceção do deslocamento metropolitano.

Veja quais situações são exceções para a entrada e saída de Fortaleza:

  • por motivos de saúde, próprios e de terceiros, para obter ou facilitar assistência em hospitais, clínicas, postos de saúde e outros estabelecimentos
  • do mesmo gênero;
  • entre os domicílios e os locais de trabalho de agentes públicos;
  • entre os domicílios e os locais de trabalho;
  • para assistência ou cuidados de pessoas com deficiência, crianças, progenitores, idosos, dependentes ou pessoas vulneráveis;
  • para participação em atos administrativos ou judiciais, quando convocados pelas autoridades competentes;
  • aqueles necessários ao exercício das atividades de imprensa;
  • transporte de carga;
  • de pessoas domiciliadas em mais de um município do Estado, desde que devidamente comprovados ambos os domicílios;
  • de comprovação documental de reserva previamente realizada ou de pagamento efetuado, até a data de publicação deste Decreto, para estadia
  • em estabelecimentos formais de hospedagem;
  • por motivos de força maior ou necessidade impreterível, desde que devidamente justificados.

O Governo explica que as pessoas em deslocamento intermunicipal deverão portar documento ou declaração que comprove o enquadramento na exceção, sendo admitidos também outros meios adequados de comprovação.

De acordo com o governador, as novas regras foram estabelecidas após reunião do comitê que delibera sobre as medidas relativas à Covid, quando ficou definido o decreto para o período em que haveria carnaval (12 a 17 deste mês).

Nas redes sociais, Camilo publicou os seguintes pontos:

  • suspensão do transporte intermunicipal de passageiros, individual ou coletivo, regular e complementar, excetuado o transporte no âmbito metropolitano;
  • barracas de praia terão o horário limitado até 15h durante o período; portanto, além do sábado e domingo, e em todo o Estado;
  • suspensão da atividade de Parques Aquáticos em todo o Estado, além da atual proibição de Fortaleza e Aquiraz;
  • ainda está sendo recomendado aos municípios com tradição turística que sejam feitas barreiras sanitárias e tomadas medidas mais restritivas nesse período de acordo com a situação de cada um. Para isso, haverá reforço de policiamento nesses locais para apoiar o cumprimento dessas medidas.

Por outro lado, estamos ampliando nossa rede de atendimento público destinada à Covid e buscando acelerar ao máximo o processo de vacinação. O número de casos continua crescendo no Ceará, bem como a ocupação dos equipamentos de saúde, e somente com medidas de prevenção poderemos superar mais este momento difícil da pandemia.

Carnaval no Ceará será dia útil e sem feriado em 2021 — Foto: JL Rosa/SVM

Como medida para evitar aglomerações, festas e viagens no período de carnaval, a segunda e a terça-feira, dias 15 e 16 de fevereiro, serão dias úteis no Ceará em 2021 para órgãos estaduais. A medida foi publicada no Diário Oficial do Estado.

Empresas privadas podem definir se os funcionários terão ou não folga nessas datas.

Em 8 de fevereiro, Camilo Santana havia proibido, por meio de decreto, festas de carnaval no estado.

As medidas ocorreram após um novo aumento nas mortes por Covid-19 no Ceará. Em dezembro e janeiro, os óbitos pela doença tiveram crescimentos seguidos.

No primeiro mês de 2021, foram 393 mortes; em dezembro, 389. Os dados são da Secretaria da Saúde atualizados na manhã desta quarta-feira (10). A confirmação das mortes pela Covid-19 pode levar dias ou semanas, e os dados referentes a janeiro ainda podem crescer.

Funcionamento do comércio

Um acordo feito nesta semana entre os representantes dos sindicatos dos comerciários e lojistas definiu as condições para a abertura do comércio em Fortaleza durante o período correspondente ao carnaval.

Ficou acordado entre os sindicatos que, se porventura o Governo do Estado definir uma nova data para o carnaval de 2021, inclusive com a concessão de ponto facultativo para os servidores, ficará assegurado o fechamento do comércio no período correspondente.

Assista às notícias do Ceará no G1 em 1 Minuto:

Por , em 2021-02-10 19:25:00


Fonte g1.globo.com

Redação

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: