Laboratório de Inovação do Governo do Ceará participa de webinário sobre Linguagem Simples da Escola de Governo e Gestão de Niterói – Jornal Notícias do Ceará







11 de fevereiro de 2021 – 13:36
#Ceará Inovador #escola de gestão #inovação #Laboratório de Inovação #Laboratório Íris #Linguagem Simples


Amélia Gomes – Ascom Íris – Texto e Foto


Dividir experiências, boas práticas e aprendizados é umas das propostas do Íris | Laboratório de Inovação e Dados do Governo do Ceará para disseminar a inovação no setor público. Na quarta-feira (10/2), o laboratório esteve com a Escola de Gestão e Governo de Niterói para falar sobre Linguagem Simples na Carta de Serviços. O debate contou com a participação da coordenadora do Programa Linguagem Simples Ceará, Isabel Ferreira Lima; e da embaixadora da Rede Linguagem Simples Ceará, Lys Filincowsky.

Para abrir o evento, o subsecretário de modernização e gestão de Niterói, Danilo Bertazzi, falou sobre a expectativa de “usar os conhecimentos compartilhados para elaborar a Carta de Serviços da Prefeitura de Niterói em linguagem mais acessível para o cidadão”. Ele acrescentou, ainda, sobre a vontade de comunicar ações e serviços da Prefeitura usando a Linguagem Simples.

Entre os pontos levantados no webinário, o conceito de Linguagem Simples, um movimento social e uma técnica de comunicação, que une texto e design para entregar aos cidadãos informações mais fáceis de ler e de entender.

Olhar para os cidadãos e as cidadãs

Isabel Ferreira Lima, coordenadora do Programa Linguagem Simples Ceará, destacou que é preciso organizar textos e conteúdos com o olhar voltado para as pessoas. “Ter uma postura empática faz com que a gente perceba as necessidades dos cidadãos na hora de acessar serviços públicos”. Ela reforça, ainda, que ao aplicar a técnica estamos considerando o amplo perfil social da população, a partir de níveis de alfabetização, classes sociais e outras variáveis.

Lys Filincowsky, embaixadora da Rede de Linguagem Simples Ceará, acrescenta que usar a Linguagem Simples é também uma forma de garantir direitos. “É preciso entender o que está sendo dito para usar um serviço do governo, por exemplo. Quando o cidadão não entende, pode perder um direito”, reforça.

Confira o evento completo: https://youtu.be/WHvbSVDsljU

Programa Linguagem Simples Ceará
O Programa de Linguagem Simples Ceará quer inovar e transformar a comunicação do Governo do Estado por meio da técnica da Linguagem Simples.

Sobre o Íris

Íris é o Laboratório de Inovação e Dados do Governo do Ceará. Tem como missão fomentar a cultura de inovação para acelerar o processo de transformação digital no estado.





Por , em 2021-02-11 13:36:00


Fonte www.ceara.gov.br

Redação

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: