Confira o horário de igrejas e templos religiosos no Ceará após novo decreto – Metro – Jornal Notícias do Ceará

Assim como as demais atividades consideradas não essenciais, igrejas e templos religiosos de qualquer crença do Ceará podem funcionar até as 20 horas de segunda a sexta-feira e, nos fins de semana, até as 15 horas. O horário reduzido, previsto em novo decreto de isolamento social, começa nesta quinta-feira (18) e segue até o próximo dia 28.

Nesta quinta-feira (18), contudo, a Câmara Municipal de Fortaleza aprovou o projeto do vereador Ronaldo Martins (Republicanos) que enquadra essas instituições como segmento essencial. O texto ainda segue para a sanção do  prefeito José Sarto (PDT). Se aprovado, igrejas e templos poderão abrir sem restrições de horários. 

De acordo com o secretário executivo de Planejamento e Orçamento da Secretaria do Planejamento e Gestão do Ceará (Seplag-CE), Flávio Ataliba, as demais orientações para o funcionamento desses estabelecimentos devem seguir regras sanitárias já estipuladas.

Dentre elas, manter o distanciamento de 7 m² entre as pessoas presentes no ambiente e protocolos com condições específicas para estabelecimentos religiosos com capacidade total de atendimento igual ou superior a 100 lugares. 

“É bom deixar claro que as atividades durante a semana estão abertas até às 20 horas. Depois, fecham todas e ficam as essenciais. A partir das 22h, temos o toque de recolher, que vai até às 17h”, frisou. 

O que muda com o novo decreto 

O decreto, anunciado na quarta-feira (17) pelo governador Camilo Santana (PT) e com validade no próximo dia 28, determina toque de recolher das 22h às 5 horas em todo o Ceará, a suspensão das aulas presenciais em escolas e universidades públicas e privadas e que todos os espaços públicos fechem às 17h. 

As medidas valem a partir desta quinta-feira (18), com exceção das aulas – que voltam a ser exclusivamente remotas na sexta-feira (19). A suspensão das aulas não abrange o berçário e a educação infantil para crianças de até 3 anos das redes pública e privada. As atividades práticas e laboratoriais para concludentes do ensino superior, inclusive de internato, também serão permitidas no período. 

Esse novo decreto de isolamento social estende algumas restrições definidas para o período de Carnaval, incluindo barreiras sanitárias nos municípios cearenses, com controle do transporte intermunicipal, e horário reduzido de atividades econômicas que não oferecem serviços considerados essenciais. Aos fins de semana, todo o comércio só poderá funcionar até as 17 horas.



Quero receber conteúdos exclusivos da cidade de Fortaleza





Por , em 2021-02-18 17:17:00


Fonte diariodonordeste.verdesmares.com.br

Redação

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: