Upas de Fortaleza têm 67 pessoas na fila por leito de UTI | Coronavírus em Fortaleza, Ceará e Mundo – Jornal Notícias do Ceará

FORTALEZA, CE, BRASIL, 07.12.2020: UPA do bairro Vila Velha. Movimentação nas UPAs. (Fotos: Fabio Lima/O POVO) (Foto: Fabio Lima)

Atualizado às 11h45min

As Unidades de Pronto Atendimento (Upas) de Fortaleza têm, nesta sexta-feira, 19, 67 pessoas aguardando por leitos de Terapia Intensiva. A informação é do secretário de Saúde do Estado, Dr Cabeto, e foi divulgada durante live nesta manhã. De acordo com o titular da Sesa, na primeira quinzena de fevereiro, cerca de 10 mil pessoas com suspeita buscaram por atendimento nas unidades. A quantidade é a mesma registrada em maio do ano passado, pico da pandemia no Estado.

“Há um recrudescimento da pandemia. Mas, graças a Deus, com uma letalidade muito menor. Em maio de 2020 era de 9%. Hoje é de 1,2%”, disse.

O secretário afirmou que o Ceará já está com quase 600 leitos a mais do que tinha em setembro de 2020. A expectativa é chegar no fim de março com quase 800 leitos de Terapia Intensiva. No início de abril, o governo pretende ter instalado, no total, mais mil leitos novos nos hospitais comparado ao mês de setembro do ano passado. 

“É hora de ceder. Quanto mais privilégio você tem, maior a sua obrigação. Nós temos que ajudar os mais vulneráveis. Eu sei que é difícil. Mas pode confiar que nós estamos jogando com a maior transparência. Nós vamos fazer o maior esforço. Independente de decreto, quem dita as normas é a própria sociedade. Eu tenho certeza que a sociedade vai colocar as diferenças de lado”.

O recrudescimento da pandemia da Covid-19 no Ceará motivou medidas mais rígidas anunciadas na última quarta-feira. Além do toque de recolher entre 22h e 5h da manhã do dia seguinte, serviços não essenciais tiveram o horário de funcionamento reduzidos, aulas presenciais foram suspensas, salvo a impossibilidade de ocorrerem remotamente, e espaços públicos passaram a fechar mais cedo.

 

Mais informações em instantes

Por , em 2021-02-19 11:22:00


Fonte www.opovo.com.br

Redação

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: