Novos leitos de UTI no Hospital Leonardo da Vinci, em Fortaleza, começam a ser entregues sexta-feira | Ceará – Jornal Notícias do Ceará

Parte dos novos leitos que estão sendo construídos para Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e enfermaria no Hospital Leonardo da Vinci, em Fortaleza, começam a ser entregues na sexta-feira (26), segundo informou nesta segunda-feira (22) o governador Camilo Santana (PT) por transmissão ao vivo nas redes sociais. Na última semana, Camilo anunciou que mais de mil leitos devem ser abertos no Ceará até o fim de março.

  • Novo lote de vacina contra Covid chega ao Ceará até o fim de semana
  • Mais de mil leitos de UTI e enfermaria vão ser abertos no Ceará até o fim de março

“Uma das nossas metas nesse momento, com o crescimento de casos no Ceará, é a ampliação e abertura de novos leitos, principalmente leitos de UTI para os casos mais graves no estado do Ceará”, disse Camilo Santana. O governador visitou, na tarde desta segunda-feira (22), o Hospital Leonardo da Vinci.

Ainda em live, Camilo mostrou uma ala do hospital que estava desativada e que está sendo reformada para abertura de novos leitos de UTI. Na sexta-feira, pelo menos 20 leitos de UTI deverão ser entregues no Hospital Leonardo da Vinci. Com isso, o hospital passa a contar com 150 leitos de UTI para atendimento exclusivo à Covid-19. Uma outra ala no andar de cima, que também estava desativada, está sendo reformada para construção de novos leitos.

Principal ponto de atendimento em casos de Covid-19

O Hospital Leonardo da Vinci foi adquirido da iniciativa privada pelo governo do Ceará e transformado no principal ponto de atendimento a casos de média e alta complexidade para os infectados com o novo coronavírus (SARS-CoV-2). O hospital chegou a ter 150 leitos de UTI para o tratamento da doença no pico da pandemia.

“Foi um hospital salvou muitas vidas e deu toda uma retaguarda importante nesse enfrentamento da pandemia aqui no Ceará”, afirmou o governador.

Ocupação em leitos de UTI chega a 100% em hospital de Juazeiro

O Hospital da Região Cariri, em Juazeiro do Norte, atingiu neste fim de semana a capacidade máxima de ocupação de leitos de UTI e de enfermaria. A unidade tem 31 leitos de UTI e 33 pacientes internados nesses leitos, de acordo com a Secretaria da Saúde do Ceará.

Considerando a média de todo o estado, mais 90% dos leitos de UTI de todas as unidades de saúde estão ocupados, segundo dados da Secretaria da Saúde atualizados nesta segunda-feira (22). A situação se repete na enfermaria do hospital em Juazeiro do Norte, que tem 17 pacientes ocupando os 13 leitos disponíveis.

A unidade de saúde é referência na região nos cuidados de pacientes com a Covid-19 e recebe pessoas de Juazeiro do Norte e de cidades vizinhas. Com a ocupação em mais de 100%, a gerência do Hospital Regional do Cariri busca transferir as pessoas que não estão em situação de emergência para unidades de cidades vizinhas.

Assista às notícias do Ceará no G1 em 1 Minuto:

Por , em 2021-02-22 18:53:08


Fonte g1.globo.com

Redação

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: