Saiba como e onde vacinar idosos com mais de 80 anos na Região Metropolitana do Recife | Pernambuco – Jornal Notícias do Ceará

Segundo o governo, esse novo lote garante a primeira dose da vacina para 65% dos idosos entre 80 e 84 anos de todos os municípios do estado. No Recife, a imunização dessa faixa etária teve início em 12 de fevereiro deste ano.

Além das novas doses, outro montante de 84 mil vacinas, recebido em janeiro, já havia sido destinada para a imunização de idosos acima de 85 anos. A vacina de Oxford/Astrazeneca necessita de uma segunda aplicação em um prazo de até três meses, para completar a imunização.

A Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) afirmou que optou por utilizar todo o estoque para as primeiras doses porque o Ministério da Saúde afirmou que deve encaminhar a segunda dose posteriormente.

Confira onde e como vacinar idosos com idade acima de 80 anos na Região Metropolitana:

A capital pernambucana ampliou a vacinação para idosos com idade acima de 78 anos, que precisam realizar agendamento para poderem receber o imunizante.

Ao todo, a prefeitura disponibilizou 65 salas em nove centros, além de pontos de drive-thru. De acordo com a Secretaria de Saúde (Sesau) é preciso fazer agendamento. Quem chegar ao local sem agendar, só será vacinado se houver vaga – se não houver, será agendado para outro dia.

Os postos ficam nos seguintes locais:

  • Compaz Dom Helder Câmara, Coque
  • Unidade de Cuidados Integrais (UCIS) Guilherme Abath, Hipódromo
  • Escola Nilo Pereira, em Casa Amarela
  • Compaz Miguel Arraes, na Caxangá
  • Compaz Ariano Suassuna, no Cordeiro
  • Escola Miguel Arraes de Alencar, na Estância
  • Ginásio Geraldão, na Imbiribeira
  • Escola Nadir Colaço, na Macaxeira;
  • UPA-E Fernando Figueira, no Ibura.

Também há cinco pontos de drive-thru disponíveis. Eles funcionam na sede do Tribunal Regional Federal da 5ª Região (TRF5), Parque da Macaxeira, Geraldão, Estádio do Arruda e Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

Para fazer o agendamento é preciso entrar na plataforma Conecta Recife, acessível através de aplicativo para celular e também pelo site da prefeitura. O recifense que fizer parte de algum dos grupos prioritários também pode realizar o agendamento online pelo site da prefeitura para vacinação (veja vídeo abaixo).

Vacinação contra Covid-19 no Recife: saiba como fazer cadastro e agendar

Vacinação contra Covid-19 no Recife: saiba como fazer cadastro e agendar

  • Baixar o aplicativo para o sistema Android ou iOS ou entrar no site do Conecta Recife
  • Marcar o grupo prioritário do qual faz parte
  • Anexar documentos de comprovante de residência e documento de identificação
  • Adicionar dados como nome, CPF, nome da mãe, telefone, nascimento, raça/cor, sexo, endereço e e-mail
  • Criar uma senha
  • Fazer login na plataforma e escolher o local e a data da vacinação

Os idosos residentes no Recife que não conseguirem fazer o cadastro online podem se deslocar até um dos postos de vacinação e se cadastrar no local.

Para receberem a vacina contra Covid-19 em Jaboatão dos Guararapes, os idosos com idades entre 80 e 84 anos devem realizar cadastro na plataforma De Olho na Consulta, disponível pelo site da prefeitura ou através de aplicativo para celulares.

A vacinação acontece no sistema de drive-thru no Centro Cultural Miguel Arraes, em Prazeres. Quem for a pé também é imunizado. É preciso apresentar documento oficial com foto e comprovante de residência na hora da vacinação.

Idosos acamados e com mais de 85 anos seguem sendo vacinados em domicílio, solicitação que também pode ser feita pela plataforma De Olho na Consulta.

Nos centros de vacinação para idosos acima de 80 anos, em Paulista, no Grande Recife, não é necessário agendar aplicação — Foto: Jota Júnior/Ascom Paulista

O município de Paulista realiza a vacinação de idosos acima de 80 anos sem necessidade de agendamento. Segundo a prefeitura, basta chegar no local portando documento com foto e comprovante de residência.

O município conta com um drive-thru no Centro Administrativo da Prefeitura de Paulista, no bairro de Maranguape I, e outro na Faculdade de Saúde de Paulista (Fasup), no bairro do Janga.

Ambos os locais funcionam no esquema no qual não é necessário sair do carro para receber o imunizante, mas também atendem pessoas que chegarem a pé ou por outros modais. O funcionamento é das 8h às 16h.

A cidade recebeu 3,1 mil doses do segundo lote da vacina de Oxford. Segundo a gestão municipal, todos os idosos residentes no município com idade acima de 85 anos já foram vacinados com a primeira dose do imunizante.

O município de Abreu e Lima recebeu 870 doses dos novos imunizantes que chegaram ao estado. De acordo com a prefeitura, é necessário fazer o agendamento pela internet para escolher o horário e local da imunização. Não foram disponibilizados pontos drive-thrus.

No ato da vacinação, o idoso deve levar carteira de identidade, CPF, cartão do Sistema Único de Saúde e comprovante de residência, segundo a prefeitura. Caso o idoso não consiga fazer o cadastro pelo site, pode se dirigir a um dos pontos de vacinação e fazer o agendamento presencialmente.

A prefeitura também disponibilizou um telefone para dúvidas, o (81) 3541-9571, com funcionamento das 8h às 14h.

Em Olinda, a vacinação de idosos entre 80 anos e 84 anos começa na sexta-feira (26), segundo a prefeitura.

As vacinas serão disponibilizadas no Shopping Patteo, das 9h às 17h, e no Espaço Caenga, das 9h às 16h. A imunização ocorre de segunda a sexta-feira.

Para agendar, é preciso acessar o site da prefeitura. O município alerta que é necessário anexar documento com foto, CPF e comprovante de residência.

VÍDEOS: Tudo sobre vacinas contra a Covid-19

Por , em 2021-02-25 21:20:00


Fonte g1.globo.com

Redação

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: