Fortaleza registra queda de 50% do número de mortes por acidentes de trânsito em fevereiro | Fortaleza – Jornal Notícias do Ceará

A redução ocorre no mês em que a Capital adotou medidas mais rígidas de isolamento social (Foto: Deivyson Teixeira/O POVO)

Dez pessoas morreram em acidentes de trânsito nas ruas, avenidas e rodovias de Fortaleza durante o mês de fevereiro deste ano, número que é metade do registrado em janeiro, quando foram contabilizados. O levantamento foi realizado pela Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC) e publicado nesta terça-feira, 9, no site da prefeitura municipal.

Dentre as mortes que aconteceram em fevereiro, quatro foram de pedestres, cinco de usuários de motocicletas e uma de ciclista. A redução do índice no comparativo a janeiro, conforme a superintendente da AMC, Juliana Coelho, citou em publicação, ocorre como consequência das iniciativas aplicadas na “engenharia de tráfego, educação e fiscalização”, assim como também de um “maior respeito às normas de circulação viária por parte da população”. 

| LEIA MAIS | 

Novo auxílio emergencial: o que se sabe e o que ainda falta para início do pagamento

Açude Germinal é o terceiro a sangrar no Ceará em 2021

Ceará receberá 109 mil doses da CoronaVac nesta quarta-feira

Foram implantados no decorrer do mês seis novos semáforos, renovada a sinalização de 217 faixas de retenção, construídas “mais 8,3 quilômetros de infraestrutura cicloviária”, entre outras ações, segundo apontou a gestora. Além disso, a Capital contou com a realização de projetos de conscientização popular.

Fevereiro foi também o período em que Fortaleza passou por normas mais rígidas de isolamento social, uma vez que o número de casos de Covid-19 na Capital disparou na primeira quinzena do mês. Decretos estaduais e municipais restringiram a circulação de pessoas, principalmente no período equivalente ao Carnaval, e o toque de recolher passou a ser adotado novamente.

Queda também é registrada em 2020

De acordo com o monitoramento feito pela AMC, em 2020 foram registradas 193 mortes em decorrência de acidentes no trânsito de Fortaleza, número que em 2019 foi de 198. A diferença foi de 2,5% e revela uma queda entre os anos.

Analisando o número de pessoas que vieram a óbito em decorrência dessas circunstâncias ao longo de 2020, foi observado que os motociclistas representam mais da metade das mortes. Segundo levantamento, entre as 193 vítimas estão motociclistas (51,1%), pedestres (32,1%), ciclistas (8,3%) e condutores de carros (7,8%).

 

Por , em 2021-03-09 19:42:00


Fonte www.opovo.com.br

Redação

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: