Vacinação de idosos com 75 anos ou mais em Fortaleza será concluída ‘nos próximos dias’, diz secretária | Ceará – Jornal Notícias do Ceará
:strip_icc()/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2021/O/8/nsYZBZRAGZ9erW0w18Wg/whatsapp-image-2021-02-02-at-15.32.07.jpeg?ssl=1)
Fortaleza está perto de concluir a vacinação do primeiro grupo prioritária da campanha municipal, que tem como público-alvo idosos com 75 ou mais e profissionais da saúde. Conforme a secretária da Saúde, Ana Estela Leite, faltam cerca de 10 mil idosos receberem a segunda dose.
“A expectativa é de concluir nos próximos dias a vacinação de idosos com 75 anos ou mais e retomarmos os trabalhadores da saúde que não estão na linha de frente. Dessa forma, a gente conclui a fase 1 e avança para fase 2”, afirmou neste terça-feira (9) a secretária.
- Veja passo a passo para fazer o cadastro de vacinação
“Para D1 [aplicação da primeira dose] estamos só na aplicação domiciliar. Os drives [modalidade de vacinação com a pessoa dentro do carro], a gente praticamente concluiu; eles retomaram, mas para D2 [aplicação da segunda dose] dos idosos que receberam a CoronaVac”, explica.
Os idosos que receberam a primeira dose da vacina da AstraZeneca/Oxford terão que aguardar mais um período até a aplicação da segunda, já que este imunizante requer um intervalo de 90 dias entre cada aplicação. Para a CoronaVac, o intervalo é de duas a quatro semanas.
Cadastro para a segunda fase da vacinação
Com a aproximação da conclusão do grupo da fase 1 em Fortaleza, foi aberto o cadastro para pessoas do segundo grupo prioritário. O cadastro é feito em uma plataforma estadual.
Outros integrantes – além de idosos acima de 75 anos, indígenas e profissionais da saúde – já podem se cadastrar para as próximas fases do programa de imunização.
- População indígena aldeada;
- Idosos a partir de 60 anos institucionalizados;
- Trabalhadores de Saúde;
- Pessoas com deficiência institucionalizadas;
- Idosos a partir de 75 anos.
- Povos e comunidades tradicionais quilombolas;
- Idosos a partir de 60 anos.
- Pessoas com deficiência permanente grave;
- Pessoas com morbidades.
- População privada de liberdade;
- Funcionários do sistema de privação de liberdade;
- Forças de segurança e salvamento;
- Forças armadas;
- Trabalhadores de Educação do Ensino Básico;
- Trabalhadores de Educação do Ensino Superior;
- Trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros;
- Trabalhadores de transporte metroviário e ferroviário;
- Trabalhadores de transporte aéreo;
- Trabalhadores de transporte aquaviário;
- Caminhoneiros;
- Trabalhadores industriais.
Assista às notícias do Ceará no G1 em 1 Minuto:
Por , em 2021-03-09 11:55:12
Fonte g1.globo.com