Idosos vacinados no Ceará têm taxa de internação 46% menor que os não vacinados, aponta estudo | Ceará – Jornal Notícias do Ceará

Idosos a partir de 70 anos que foram vacinados contra Covid-19 têm taxa de internação 46% menor que a de não vacinados, de acordo dados da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa). A análise preliminar, feita em parceria com a Universidade Federal do Ceará (UFC), é baseada em dados de solicitações de leitos para Covid-19 na Central de Leitos do Estado e no banco do Sistema de Informações do Programa Nacional de Imunizações (Sipni).

  • Todos os cearenses de 18 anos ou mais já podem se cadastrar para aguardar recebimento da vacina
  • Vacina contra Covid-19 em Fortaleza: veja quem pode ser vacinado hoje e o que fazer

A taxa de incidência de internação entre os vacinados foi de 4,68 por 1000 pessoas imunizadas e entre os não vacinados foi de 8,67 para cada 1000 pessoas não vacinadas. No Ceará, a maior parcela dos idosos já vacinados têm 75 anos ou mais. Entre 70 e 74 anos, foram vacinados os institucionalizados e os profissionais de saúde.

O secretário da Saúde, Dr. Cabeto, ressaltou a importância da vacinação para a redução dos riscos causados pela doença. “O risco daqueles que se vacinaram é muito menor, são menos complicações graves. Isso mostra a importância da vacinação e da população aderir à imunização”, disse.

A análise mostrou que aqueles não vacinados têm um risco 1,85 vezes maior de serem internados se comparados aos vacinados, com intervalo de confiança significativo de 95%. Para a análise, foi estimada uma população de pessoas a partir de 70 anos no Ceará de 524.922 pessoas.

Isolamento social rígido em todo o CE

O governador do Ceará, Camilo Santana, anunciou nesta quinta-feira (11), que o isolamento social mais rígido vai passar a valer para todos os municípios do estado, a partir de meia-noite do próximo sábado (13). Anteriormente, a medida era obrigatória só para Fortaleza.

  • Ceará tem quase 460 mil casos de Covid-19 e mais de 12 mil mortes pela doença
  • Hospital Leonardo da Vinci tem apenas quatro leitos de UTI vagos para pacientes com Covid-19, em Fortaleza

O decreto de Fortaleza seguiria até o próximo dia 18 de março, mas com a nova medida, o isolamento mais rígido segue até o próximo dia 21 para todos os municípios do estado. Com isto, ficará permitido o funcionamento apenas dos serviços essenciais.

Reunião com o Ministério da Saúde

O governador publicou nas redes sociais que a vacina russa contra Covid-19, Sputnik V, vai integrar o Plano Nacional de Imunização (PNI). A decisão foi anunciada após uma reunião com os governadores do Nordeste e Eduardo Pazuello, ministro da Saúde, na noite desta quinta (11).

Camilo Santana reuniu-se nesta quinta-feira (11) com governadores do Nordeste e com o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello. — Foto: Divulgação

  • Todos os cearenses de 18 anos ou mais já podem se cadastrar para aguardar recebimento da vacina
  • Sarto anuncia auxílio emergencial para pequenos empreendedores e trabalhadores da cultura de Fortaleza

“Reunião agora à noite com o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, e governadores do Nordeste para tratarmos sobre a aquisição da vacina Sputnik V, e o cronograma de distribuição das demais vacinas aos estados. Fechamos entendimento com o Ministério da Saúde para a compra da Sputnik para o Plano Nacional de Imunização”, informou Camilo.

Camilo, entretanto, não informou a respeito de prazos ou quantidade de imunizantes que devem ser adquiridos.

Chegada dos lotes de vacina contra Covid-19 no Ceará:

  • 1º lote: 229.200 mil doses da CoronaVac em 18 de janeiro
  • 2º lote: 72.500 doses da Oxford/AstraZeneca 23 de janeiro
  • 3º lote: 33.200 doses da CoronaVac em 25 de janeiro
  • 4º lote: 115 mil doses da CoronaVac em 6 de fevereiro
  • 5º lote: 80.500 doses da Oxford/AstraZeneca em 24 de fevereiro
  • 6º lote: 49.200 doses da CoronaVac em 24 de fevereiro
  • 7º lote: 115.600 doses da CoronaVac em 3 de março
  • 8º lote: 109.800 doses da CoronaVac em 10 de março

Assista às notícias do Ceará no G1 em 1 Minuto

Por , em 2021-03-12 06:00:32


Fonte g1.globo.com

Redação

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: