Barreira que liga Fortaleza à Região Metropolitana tem fiscalização reforçada no 1º dia útil do isolamento social rígido | Ceará – Jornal Notícias do Ceará
:strip_icc()/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2021/v/i/0uMaLzQyyjVEs7QR2bpg/engarrafamento.jpg?ssl=1)
A barreira sanitária montada na Avenida Mister Hull, que liga Fortaleza a cidade de Caucaia, na Região Metropolitana, teve a fiscalização intensificada pela Polícia Militar nesta segunda-feira (15), primeiro dia útil do isolamento social rígido no Ceará. A medida tem o objetivo de coibir deslocamentos desnecessários e garantir o cumprimento da medida.
- Decreto de isolamento rígido no Ceará passa a valer neste sábado seguindo as mesmas medidas de Fortaleza
- Cidades da Grande Fortaleza têm flagrantes de desrespeito no 1º dia de isolamento rígido no Ceará
O decreto estadual publicado no Diário Oficial do Estado (DOE) na sexta-feira (12) determina o fechamento de todos os serviços considerados não essenciais, pelo menos, até o próximo dia 21 de março. Com isso, pessoas que viajam para a capital cearense ou saem da cidade deve justificar o motivo do deslocamento.
De acordo com o tenente-coronel Landim, comandante do 2º Batalhão de Polícia de Choque da PM (BPChoque), durante a fiscalização, realizada nos dois sentidos da avenida, os agentes verificam a utilização da máscara de proteção e a documentação apresentada pelos condutores para comprovar a necessidade do deslocamento.
“Se a pessoa mora em dois municípios, no caso duas residências, se pede a comprovação dessas residências. Se a pessoa está indo trabalhar, a gente pede o documento da empresa, no caso empresas que estejam autorizadas a funcionar. Se não tiver, a gente solicita que a pessoa retorne a sua residência”, afirma Landim.
Entre as justificativas para o deslocamento estão:
- Consulta médica ou motivo de saúde
- Chamamento judicial
- Atividade emergencial
- Acesso ao local de trabalho
- Moradia em outra cidade
Segundo o tenente-coronel Landim, além da barreira sanitária montada na Avenida Mister Hall, que está no 20º dia de funcionamento, os acessoas a Fortaleza contam com outras cinco barreiras fixas e 25 barreiras móveis na cidade. Além disso, a PM também realiza operações em feiras livres e fiscalizações no espaço público.
Em comparação com a fiscalização realizada desde o início do ano, coronel Landim afirma que existe um fluxo maior de veículos devido à flexibilização e a inclusão de setores nos serviços essenciais. Porém, as pessoas têm demonstrado mais consciência e colaborado com a Polícia Militar.
Assista às notícias do Ceará no G1 em 1 Minuto
Por , em 2021-03-15 09:10:05
Fonte g1.globo.com