Chove em Fortaleza e em outros 45 municípios cearenses nesta terça | Ceará – Jornal Notícias do Ceará

A terça-feira (16) começou com chuva em Fortaleza e em pelo menos outros 45 municípios cearenses. No momento, a capital registrou 12 milímetros no posto pluviométrico do Bairro Água Fria. Na Região Metropolitana, choveu também em Caucaia (36 milímetros), Pindoretama (30 milímetros), Beberibe (20 milímetros) e Paracuru (12 milímetros).

As chuvas se distribuíram também nas regiões do Vale do Jaguaribe, Ibiapaba e Sertão dos Inhamuns. Choveu em Ocara (34 milímetros), Ipueiras (28,3 milímetros) e Independência (25 milímetros).

De acordo Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) as atuais condições se dão, por exemplo, pela distância da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) do Estado. O principal sistema meteorológico indutor de chuva sobre o norte do Nordeste brasileiro neste período do ano deverá permanecer afastado – em torno da Linha do Equador – durante a semana.

As precipitações que poderão ocorrer estão associadas à disponibilidade de umidade e calor na atmosfera, formando áreas de instabilidade.

A previsão para esta terça e quarta-feira (17), todas as regiões deverão ficar sob previsão de céu variando entre claro e parcialmente nublado. Existe uma tendência de precipitações mais abrangentes nas regiões localizadas nas regiões da Ibiapaba e Litoral Oeste e também em áreas do sul do Estado, como na Região do Cariri.

Nos próximos dias, as chuvas esperadas para o Norte do Ceará deverão ocorrer, principalmente, no período da madrugada e início da manhã. Nas demais áreas, no decorrer do dia.

A Região de Baturité também amanheceu com o tempo nublado. Previsão da Funceme é de precipitações em todas as regiões. — Foto: Antonildo Mendonça/Arquivo Pessoal

Assista às notícias do Ceará no G1 em 1 Minuto:

Por , em 2021-03-16 09:04:05


Fonte g1.globo.com

Redação

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: