Covid-19: 56 municípios cearenses já podem passar para segunda fase de vacinação | Coronavírus em Fortaleza, Ceará e Mundo – Jornal Notícias do Ceará

Ordem de vacinação foi definida pelo Ministério da Saúde para proteção das pessoas mais vulneráveis à pandemia. (Foto: Aurelio Alves)

Dos 184 municípios do Ceará, 56 já podem passar para a segunda fase de vacinação contra a Covid-19. Isso porque o Estado ultrapassou a meta do Ministério da Saúde em vacinar 75% dos grupos prioritários da Fase 1 do calendário do Programa Nacional de Imunização (PNI). Na segunda fase, idosos a partir de 60 anos e povos e comunidades tradicionais quilombolas podem receber o imunizante, à medida que novas doses chegarem.

A informação foi divulgada pela Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) nesta terça-feira, 16, mas a lista dos municípios que podem avançar para a próxima etapa da vacinação não foi divulgada pelo órgão. O POVO solicitou a informação e aguarda resposta.

LEIA MAIS | Sesa amplia cadastro de vacinação contra Covid-19 no Ceará para todos os grupos prioritários

Conforme a Sesa, os municípios com índice acima de 100% estão vacinando além do que foi previsto pelo MS, mas ressalta que ainda é preciso aumentar a quantidade de vacinas e a velocidade de imunização. “A quantidade de vacinas já enviadas pelo Ministério da Saúde não é suficiente para toda a população, mesmo aquelas dos grupos prioritários. Então, alguns municípios já atingiram essa meta para trabalhadores da saúde e outros atingiram para idosos”, explica a secretária de Vigilância e Regulação da Sesa, Magda Almeida.

Novo lote de vacinas

Nesta terça-feira, 16, o governador Camilo Santana (PT) anunciou que mais 187.400 doses da vacina CoronaVac/Instituto Butantan devem chegar ao Estado amanhã. A informação foi publicada nas redes sociais do chefe do executivo, após confirmação do Ministério da Saúde.

O Estado foi reabastecido na última quarta-feira, 10, com o oitavo lote de vacinas contra o coronavírus. Foram 108.900 novas doses da CoronaVac/Butantan. Com o nono lote, o Ceará terá recebido um total de 992.400 doses de vacina.

Ao todo, já foram aplicadas 602.702 mil doses contra a Covid-19 no Ceará, segundo a última atualização do Vacinômetro, da Secretaria da Saúde, desta terça-feira, 16. Seguem recebendo os imunizantes, profissionais da saúde, indígenas e idosos de 75 anos ou mais.  

LEIA MAIS | Camilo se reúne com governadores do Nordeste para discutir aquisição da vacina Sputnik V

Por , em 2021-03-16 16:55:00


Fonte www.opovo.com.br

Redação

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: