Lockdown: Fortaleza tem 340 mil usuários de ônibus por dia, número 126% maior que em 2020 | Fortaleza – Jornal Notícias do Ceará

Movimentação do terminal de Messejana nessa terça-feira, 16, por volta de 11 horas. (Foto: JÚLIO CAESAR)

A média diária de usuários de ônibus neste segundo lockdown em Fortaleza é 126% maior que o registrado durante o primeiro isolamento social rígido, em maio de 2020. Enquanto cerca de 340 mil passageiros usam os coletivos diariamente desde 5 de março deste ano, a média ano passado foi de 150 mil ― menor número registrado pela Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor) desde o início da pandemia da Covid-19.

Por outro lado, a empresa não detalhou a queda de demanda de acordo com os sete terminais de ônibus. “De forma geral, todas as linhas sofreram redução de demanda e, consequentemente, todos os terminais têm uma movimentação menor do que a que se observava antes da pandemia”, destacou o órgão em nota.

A Etufor pontuou ainda que tem lançado mão de todos os esforços para evitar a proliferação do novo coronavírus e citou que os agentes diariamente organizam as filas e sinalizam os terminais para que seja respeitado o distanciamento social entre os passageiros. “Há reforço também na fiscalização do uso de máscaras no interior dos coletivos e terminais. Além disso, para prevenir a proliferação do coronavírus, a Prefeitura instalou pias com água, sabão e álcool em gel nas plataformas dos sete terminais”.

O POVO esteve nos terminais de Messejana e Papicu nesta terça-feira, 16, e a impressão dos usuários era justamente que o fluxo de passageiros era superior ao primeiro momento de isolamento social rígido.

Neste lockdown, conforme decreto estadual, o setor de indústrias, construção civil e call center, por exemplo, estão autorizados a funcionar. A permissão também influencia na demanda do transporte público municipal.

“A Prefeitura garantiu o reforço de 200 ônibus extras nos horários de pico nas linhas de maior demanda, desde fevereiro. Todos os ônibus foram incluídos na programação diária das linhas. Além dos ônibus nos terminais, as linhas alimentadoras também estão diariamente sendo monitoradas, com veículos extras à disposição e redimensionamento da frota de acordo com a demanda”, garante a Etufor.

Por , em 2021-03-17 18:00:00


Fonte www.opovo.com.br

Redação

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: