Com pouco estoque, Fortaleza aplica apenas segunda dose da vacina contra Covid-19 | Coronavírus em Fortaleza, Ceará e Mundo – Jornal Notícias do Ceará

Idosos e profissionais da saúde seguem recebendo a segunda dose da vacina (Foto: BARBARA MOIRA)

Com pouco estoque de vacinas, Fortaleza segue nesta quinta-feira, 8, com aplicação apenas de segundas doses (D2) em idosos e profissionais de saúde. Segundo a coordenadora das Regionais em Saúde, Fabiana Sales, quatro pontos -Arena Castelão, Centro de Eventos e nos shoppings Riomar Fortaleza e Kennedy, estão funcionando para vacinação. Nessa segunda fase, os locais também estão funcionando para acolhimento de pessoas quem vão a pé, não só apenas drive.

LEIA MAIS: Novo lote de vacinas contra Covid-19 chega ao Ceará nesta quinta-feira, 8

+Fortaleza não tem mais estoque para 1ª dose da vacina contra Covid-19

A secretária destacou que, neste momento,  as pessoas já vacinadas devem prestar atenção ao cartão de vacinação para saber o tipo de vacina que foi aplicado na primeira dose, além do tempo de intervalo entre a reaplicação.

O Ceará utiliza duas vacinas com espaçamentos diferentes: 2 semanas a no máximo um mês para a Coronavac, sendo a média 14 dias; e 4 a 12 semanas, uma média de 90 dias, para Astrazeneca/Oxford/Fiocruz. “Você precisa olhar bem o cartão de abrasamento e olhar no site da Prefeitura se seu nome saiu na lista de agendamento da segunda dose”, alerta a titular. 

Fortaleza encerrou no começo da semana estoque de vacinas disponíveis para aplicação da primeira dose (D1) contra Covid-19. Com o fim das vacinas disponíveis para primeira dose, o município anunciou que iria prosseguir apenas na realização da aplicação da D2,  tentando articular junto à Secretaria da Saúde do Estado (Sesa) um novo lote de imunizantes para Capital.

LEIA MAIS: Vacinação Covid-19: Ceará já aplicou quase todo estoque de D1 e espera nova remessa

O Ceará já aplicou 97% das primeiras doses (D1) de vacinas recebidas pelo Ministério da Saúde. De acordo com a Sesa, 77 municípios já superaram mais de 100% da meta populacional estipulada pelo órgão federal para vacinação contra a Covid-19.

São esperadas novas 170.450 doses de vacinas contra Covid-19 ainda nesta quinta-feira, 8. De acordo com o governador Camilo Santana, as doses correspondem a 91.250 unidades da AstraZeneca e 79.200 mil da CoronaVac.

Por , em 2021-04-08 12:10:00


Fonte www.opovo.com.br

Redação

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: