Após voltar a Pernambuco, ex-BBB Gil do Vigor receberá a mais alta honraria do município e título de cidadão de Paulista – Jornal Notícias do Ceará

Na próxima quinta-feira (06), Gilberto Nogueira, o “Gil do Vigor”, ex-participante do Big Brother Brasil 21, receberá da Prefeitura de Paulista a mais alta honraria do município: a Comenda do Padre João Ribeiro Pessoa de Melo Montenegro.

Além disso, o doutorando em Economia também receberá o título de Cidadão Paulistense. Na ocasião, a Prefeitura de Paulista também vai promover uma coletiva de imprensa após a chegada de Gil na cidade.

Gilberto é natural de Jaboatão dos Guararapes e morador de Paulista, na Região Metropolitana do Recife.

“Ele representou com muito vigor e com muita alegria a sua terra. Estaremos reconhecendo o valor dele como ser humano, como uma pessoa humilde que colocou os estudos em primeiro lugar e que sempre representou tão bem a cidade de Paulista”, afirmou o prefeito de Paulista, Yves Ribeiro (MDB).

A intenção de homenagem pela Prefeitura de Paulista foi antecipada nesta segunda-feira pelo Blog.

LEIA TAMBÉM:
> Após eliminação no BBB, Gil será homenageado em Paulista. ‘Ele divulgou muito a cidade’, diz prefeito
> PSB quer mãe de Gil do Vigor para deputada estadual nas eleições de 2022

Morador de Paulista, no bairro do Janga, Gil teve uma trajetória de sucesso dentro do reality show, no qual foi eliminado no último domingo (02), ficando na quarta colocação.

A Prefeitura de Paulista desde o início declarou apoio ao participante e a campanha “#FICAGIL” em suas redes sociais oficiais.

De origem humilde, Gil sempre foi incentivado pela sua mãe, Jacira Santana, a estudar para conseguir mudar seu destino. Durante o programa, Gilberto citou diversas vezes o orgulho pela sua terra. Responsável por aumentar as buscas pelos nomes “Manepá” e “Janga”, também utilizou bordões que ficarão para história do BBB, como “basculho”, termo legítimo de Pernambuco.

Gil do Vigor, nas palavras do próprio apresentador Tiago Leifert durante o discurso de eliminação do último domingo (02), foi “uma das maiores personalidades da história do programa”.

O pernambucano deixou o programa com 50,87% e disputou o paredão contra Camilla de Lucas (47,65%), Juliette (1,48%) e Fiuk.

LEIA TAMBÉM: Hospitaleira e mal cuidada: conheça ‘Manepá’, a terra do Gil do Vigor do BBB 21

“Ele conquistou uma legião de fãs com sua irreverência, espontaneidade e carisma. A relação com Pernambuco e principalmente com Paulista foi parte essencial da participação de Gil no programa”, derrama-se a gestão municipal, do MDB.

A coletiva de imprensa ocorrerá às 16h, no Maria Farinha Praia Hotel, localizado na Av. Dr. Cláudio José Gueiros Leite, 7040 – Nossa Sra. do Ó (em frente à Igreja Nossa Senhora do Ó). A quantidade de pessoas será restrita, em razão da atual situação de pandemia.

LEIA TAMBÉM:
> Governo de Pernambuco decide até sexta-feira como ficam comércio e atividades econômicas após o Dia das Mães. Estado é o único em alta nas mortes por covid-19

 

A Comenda do Padre João Ribeiro Pessoa de Melo Montenegro

O Padre João Ribeiro Pessoa de Melo Montenegro foi um dos grandes líderes da Revolução Pernambucana de 1817. No movimento, Pernambuco deixaria de ser Capitania e se tornaria uma República, após uma rebelião contra a exploração de Portugal. Ele era pároco da Igreja Nossa Senhora dos Prazeres, de Maranguape II, e também foi o criador da atual bandeira do Estado de Pernambuco, que na época se tornou um país independente.

O religioso suicidou-se no dia 20 de maio de 1817, ao perceber que o movimento revolucionário tinha sido derrotado. Os seus restos mortais foram sepultados na Igreja de Santa Isabel, localizada no centro da cidade de Paulista.

‘Cata Basculho’

caminhao cata basculho paulista
Foto: Divulgação

Também em Paulista, a Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos da cidade já nomeou os caminhões que fazem coleta de entulhos e volumosos como “Cata Basculho”, como uma forma de homenagear o Gil em alusão a uma discussão com Pocah em que ele citou a expressão pernambucana “eu não vim do lixo pra perder pra basculho”.

De acordo com a secretaria, o caminhão circula a cidade removendo não só os entulhos das vias, como também procura evitar o descarte irregular. E também pode ser solicitado por qualquer morador do município pelo telefone 0800 002 0202.



Por , em 2021-05-04 08:08:00


Fonte blogs.ne10.uol.com.br

Redação

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: