Cardíacos, diabéticos e gestantes estão em grupo que começa a ser vacinado em Fortaleza | Coronavírus em Fortaleza, Ceará e Mundo – Jornal Notícias do Ceará

O imunizante da Pfizer será aplicado em pessoas com comorbidades. (Foto: AFP)

Atualizado às 20h03min

Fortaleza começará a terceira fase de vacinação contra a Covid-19 nesta quarta-feira (05/05). A nova etapa ocorrerá simultaneamente à vacinação do público prioritário da primeira e segunda fase da campanha, que são idosos, trabalhadores da saúde e profissionais das forças de salvamento e segurança.

Neste primeiro momento, serão vacinados os seguintes grupos:

  • Gestantes e puérperas com comorbidades que possuem entre 18 e 59 anos
  • Pessoas com Síndrome de Down que possuem entre 18 e 59 anos
  • Pessoas com doença renal crônica em terapia de substituição renal (diálise) que possuem entre 18 e 59 anos
  • Pessoas entre 55 e 59 anos com comorbidades, seguindo a sequência definida na Comissão Intergestores Bipartite N°40 (CIB/CE): Cardiopatia; Diabetes; Obesidade IMC>40; Doença Neurológica; Pneumopatias; Doença Renal Crônica; Imunodeficiência e outras
  • Pessoas entre 55 a 59 anos com Deficiência Permanente cadastradas no Programa de Benefício de Prestação Continuada (BPC).

 

As pessoas agendadas para receber o imunobiológico devem levar atestado, prescrição ou relatório médico para comprovar que fazem parte do grupo prioritário. A Secretaria Municipal de Saúde lembra que também será exigida identificação original com foto, CPF e comprovante de endereço. A vacinação de todos esses grupos acontecerá de forma simultânea, conforme a gestão municipal.

>> Modelo de atestado médico foi disponibilizado pela SMS e deve ser preenchido por profissionais competentes. 
Clique aqui para baixar o PDF.

No caso de pessoas com comorbidades e deficiência permanente o documento indicando o motivo para a aplicação da vacina deve ter validade de até um ano. Já para gestantes e puérperas, é necessário apresentar um documento comprobatório da gravidez, como o cartão do pré-natal, ou então a certidão de nascimento do bebê.

A confirmação do agendamento da vacina será divulgada em lista nominal em site oficial da Prefeitura de Fortaleza, assim como por meio de mensagem por e-mail e WhatsApp. Haverá orientações sobre data, horário e local onde a pessoa agendada deve comparecer.

A SMS ressaltou ainda que as pessoas que não informaram que possuem uma comorbidade em seu cadastro no Saúde Digital podem incluir a informação. Para isso, basta acessar o sistema, fazer seu login e clicar em “editar cadastro”.  Dúvidas sobre o processo podem ser consultadas através de número disponibilizado pela prefeitura: 0800 275 1475.

Em um segundo momento da terceira fase de vacinação, ainda sem data prevista para início, serão imunizadas gestantes e puérperas, independente de comorbidades, acima de 18 anos, além de pessoas entre 18 e 54 anos com comorbidades e deficiência permanente.

Por , em 2021-05-04 19:22:00


Fonte www.opovo.com.br

Redação

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: