Tribuna do Norte – A história em movimento – Jornal Notícias do Ceará

Garibaldi Alves Filho

Ex-senador

O dia 29 de abril de 2021 ficará marcado no calendário dos Potiguares, como um marco singular, no enredo das lutas e conquistas que caracterizam o dia a dia dos que habitam o semiárido nordestino.

Depois de dois anos de muita articulação e debate entre técnicos do Ministério do Desenvolvimento Regional e dos quatro Estados receptores do Projeto de Transposição das Águas do Rio São Francisco – PISF, com mediação da Câmara de Conciliação e Arbitragem da Administração Federal da AGU, foi assinado o pré-acordo que embasará o contrato de operação comercial que permitirá o início do funcionamento do Projeto.

O Ministro Rogério Marinho, que teve atuação decisiva na superação de gargalos que travavam o avanço das negociações, deslocou-se até João Pessoa e junto com o Governador João Azevedo, de forma presencial, e da Governadora Fátima Bezerra, do Governador do Ceará Camilo Santana e da Vice Governadora de Pernambuco Luciana Santos, por videoconferência, firmou o documento que na prática viabiliza a Transposição.

O pré-acordo estabelece as bases contratuais da operação comercial. Define o inicio e a forma de pagamento pelos serviços de adução das águas desde o Rio São Francisco até os portais estaduais. Durante as negociações ficou estabelecido que o inicio do pagamento pela operação do PISF por parte dos quatro estados será escalonado começando em 5% do valor devido no primeiro ano até atingir 100% no quinto ano. Durante esse período a diferença será coberta pela União. 

A assinatura dos contratos definitivos está prevista para acontecer até o final de agosto desse ano. 

No caso do Rio Grande do Norte as primeiras águas da transposição deverão entrar em território Potiguar no primeiro trimestre do próximo ano materializando um sonho secular e iniciando um ciclo de muitas oportunidades para o desenvolvimento socio econômico do nosso Estado.

Cumprimento, portanto, todos os Norte-rio-grandenses e saúdo o nosso Ministro.

Os artigos publicados com assinatura não traduzem, necessariamente, a opinião da TRIBUNA DO NORTE, sendo de responsabilidade total do autor.

Por , em 2021-05-06 00:00:00


Fonte www.tribunadonorte.com.br

Redação

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: