PM quase perdeu o pai na pandemia durante o treinamento para ser oficial, mas o amor e a farda estavam lá para salvá-lo – Jornal Notícias do Ceará







20 de outubro de 2021 – 15:56
#Avançando Juntos #Novos oficiais da PM #pedido de casamento #Segurança Pública #SSPDS


Daniel Herculano – Ascom Casa Civil – Texto
Tatiana Fortes – Fotos



Durante a posse dos novos oficiais da Polícia Militar ocorreu um pedido surpreendente de casamento

O dia 19 de outubro certamente ficará marcado na memória do primeiro-tenente da Polícia Militar do Ceará, Herberson Lacerda, por dois motivos. O primeiro é que a data marca o início de sua caminhada como oficial da PMCE. Ele, ao lado de 246 novos oficiais da PM tomaram posse, em cerimônia realizada no Centro de Eventos do Ceará, em solenidade presidida pelo governador Camilo Santana, e com a presença de todas as autoridades de segurança pública do Estado.

Mas havia outro motivo para tornar aquela data ainda mais especial.

O primeiro-tenente aproveitou a ocasião para fazer um surpreendente e emocionante pedido de casamento a sua namorada, Brígida Cavalcante. Mas o caminho para chegar a esse sonhado momento não foi nada fácil.

“Estamos juntos há cerca de dois anos, vivemos boa parte do nosso relacionamento durante a pandemia, por isso passamos por dificuldades, mas ela sempre esteve ao meu lado. O curso mesmo já teve várias atualizações e mudanças de prazos, por causa da pandemia, mas ela sempre foi o meu porto seguro. Inclusive nesse período, o meu pai quase faleceu de Covid, e ela foi uma pessoa que me ajudou não só psicologicamente, mas até mesmo financeiramente”, contou.

Depois de passar num concurso público, ser testado intelectualmente, passar por exames médicos e psicológicos, testes de capacidade física, além de uma investigação social de praxe, o policial militar também foi treinado. Por conta da pandemia, o curso se estendeu por um ano e oito meses de treinamento, mas durante todas essas importantes fases que passou, a namorada sempre esteve ao seu lado. E a cada fase, um novo desafio era vencido, mas outro chegava, seja da vida pessoal ou profissional.

“Tenho muito orgulho e a sorte de chegar até aqui ao lado dela, e a felicidade de ter aceitado o meu pedido de casamento. Brígida é a pessoa mais pura, bonita e bondosa que já conheci na vida, é minha base e minha família”, relatou emocionado o oficial da PM e agora também noivo.

Para a agora noiva Brígida, o momento era tão único, que ela não conseguiu falar muito, apenas agradecer os desejos de felicidades dos colegas militares do futuro esposo. Contudo, a palavra mais importante da tarde ela disse entre lágrimas de felicidade: o “SIM” ao pedido de casamento.

Seleção

O ingresso no oficialato da corporação militar se dá através de concurso público. Para se tornar um tenente da Polícia Militar, os candidatos passaram por um rigoroso processo seletivo dividido em etapas. A primeira foi a fase intelectual, com a aplicação de provas objetivas; a segunda fase incluiu exames médico, odontológico, biométrico e toxicológico, e a terceira etapa do certame foi o Curso de Formação profissional, promovido pela Aesp, que incluiu ainda avaliação psicológica, teste de capacidade física e investigação social, todos de caráter eliminatório.

Curso de Formação

O curso de formação profissional foi realizado pela Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (Aesp/CE), entre novembro de 2018 e fevereiro de 2021 e somou uma carga horária de 2.720 horas/aula. A formação dos oficiais é mais longa por serem eles, os responsáveis por desempenhar funções de comando e gestão direta com a tropa. Além de gerenciar recursos humanos e logísticos das instituições. Ao ingressar no quadro de oficiais combatentes, o militar poderá comandar desde unidades e subunidades operacionais da PMCE, podendo chegar até ao posto de comandante-geral da corporação.

Durante a capacitação foram ministradas disciplinas de conhecimentos integrados, jurídicos e específicos, além de atividades multidisciplinares e estágio operacional supervisionado. A grade curricular contou com conteúdos como: Sistema de Segurança Pública no Brasil; Ética; Direitos Humanos; Legislação da Controladoria Geral de Disciplina; Atendimento Pré-Hospitalar; Tiro Defensivo; Defesa Pessoal e Polícia Comunitária, além dos conhecimentos técnicos específicos para o bom desempenho das atividades profissionais dos policiais, tanto na área operacional, quanto administrativa.





Por , em 2021-10-20 15:56:00


Fonte www.ceara.gov.br

Redação

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: