‘Dia D’ de vacinação antirrábica para cães e gatos acontece neste sábado em todo o Ceará | Ceará – Jornal Notícias do Ceará

A campanha de vacinação contra raiva animal tem seu “Dia D” neste sábado (6) em todos os 184 municípios do Ceará. Em Fortaleza, são 227 pontos de vacinação, incluindo as Unidades de Vigilância de Zoonoses (UVZ), com atendimento das 8h às 16h, para cães e gatos a partir de três meses de idade.

  • Compartilhe esta notícia no WhatsApp
  • Compartilhe esta notícia no Telegram

Para realizar a imunização dos animais de estimação, os tutores devem levar a carteira de vacinação do animal. Quem não possui o documento, recebe a carteirinha no ato da vacinação, com o registro da aplicação.

  • Confira lista dos locais de vacinação antirrábica em Fortaleza

Além disso, durante a vacinação, os protetores devem adotar algumas medidas de segurança: o cão deve estar devidamente com guia e coleira e, em caso de cão bravo, deve-se adotar a focinheira. Gatos precisam ser conduzidos em caixas específicas, para evitar fugas.

Segundo a Secretaria da Saúde (Sesa), a meta é vacinar mais de 2,3 milhões de animais este ano no Ceará, sendo 1,4 milhão de cachorros e quase 900 mil gatos. Neste ano, até setembro, 56 casos de raiva animal foram confirmados no estado. Em 2020, foram registrados 76.

De acordo com o gerente da Célula de Vigilância Ambiental de Fortaleza, Atualpa Soares, os principais sintomas dos animais infectados são agressividade, salivação em excesso, tremores musculares, paralisia dos membros traseiros, dentre outros. Ele reforçou a importância da imunização para evitar a raiva animal.

“De todas as medidas de monitoramento da raiva, a mais importante e eficaz é a vacinação, portanto, a campanha visa reforçar e garantir a saúde e proteção dos animais e suas famílias”, garante Atualpa.

A raiva é uma doença infecciosa aguda viral grave que pode ser transmitida aos humanos por mordidas, arranhões e saliva de animais infectados em contato com a pele lesionada, ou mucosas.

A doença atinge o sistema nervoso central e pode levar à morte, tanto dos humanos, quanto dos animais. A vacina é a única forma de evitar a enfermidade.

Veja mais notícias do Ceará

Por , em 2021-11-04 20:03:59


Fonte g1.globo.com

Redação

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: