Governo do Ceará inicia projeto Jovem Gestor com a visita de Léo Suricate – Jornal Notícias do Ceará







10 de novembro de 2021 – 16:57
#educação #Jovem Gestor #léo suricate #projeto Jovem Gestor #SEDUC


Daniel Herculano – Ascom Casa Civil – Texto

Carlos Gibaja, Tiago Stille e Thiara Montefusco – Fotos


O influenciador digital e produtor cultural acompanhou o dia de agendas do governador Camilo Santana

A rotina de Leonardo de Souza, mais conhecido como Léo Suricate, morador do bairro Grande Jangurussu, em Fortaleza, acontece na velocidade da internet. Produtor de conteúdo, influenciador digital, produtor cultural, mas também pai de família, o jovem cearense vive uma rotina de “corres”, para que no final do mês os boletos estejam em dia. Acorda, ajeita o café e brinca com a filha, passeia com o cachorro, e se prepara para sentar na frente do computador. E quando senta e começa, não tem hora para acabar. Perfis de redes sociais para cuidar, grava e edita podcast, participa de lives, reuniões, busca ideias, tudo para manter a máquina funcionando. Mas nesta quarta-feira (10), seu dia foi bem diferente, mas de muito “corre” também.

Desde as 8h30 da manhã, Léo esteve no Palácio da Abolição, sede do Governo do Ceará, de onde o governador Camilo Santana despacha, e foi recebido pelo próprio Chefe do Executivo Estadual, sendo o primeiro convidado do projeto Jovem Gestor. O programa do Governo do Estado receberá um jovem a cada mês para acompanhar um dia inteiro da agenda do governador, como forma de envolver os jovens na política, na vida pública e também ouvi-los.

“Receber o Léo Suricate é dar partida em um projeto importante, que dá voz e uma experiência diferente aos mais jovens. Ele é um condutor de redes sociais, de internet, e é o nosso primeiro convidado para acompanhar o dia a dia do governador e conhecer um pouco da gestão pública. Porque nós temos que estimular os jovens, que muitas vezes não querem saber de política, e todo mês eu vou convidar um jovem para estar aqui comigo. É importante que os jovens saibam que é a única forma que a gente tem de transformar a vida dos outros, e não tem outro caminho senão através da política, da boa política. Da tomada de decisão, pois quando o Estado toma uma decisão, seja ela de educação, de ciência ou de saúde, do combate à pandemia, enfim, é a política que define tudo isso. E o Léo tá comigo desde cedo, nós despachamos, conheceu a minha sala, meus monitores e as informações de todo o Estado”, explicou Camilo Santana.

A agenda do Léo foi a mesma do governador, incluindo uma reunião de despacho com a Casa Civil e assinatura de documentos, ainda antes das 9h. Em seguida, partiu com Camilo Santana para a Secretaria de Educação (Seduc) e participou do lançamento do novo edital do AvanCE. No retorno, almoçou no gabinete, com a presença do secretário-chefe da Casa Civil, Chagas Vieira, passando para uma reunião com a Secretaria de Saúde (Sesa) e a Casa Civil, às 14h. Conheceu o Íris – Laboratório de Inovação do Ceará, participou da live que anunciou entregas e investimentos para a área da cultura em 2022, depois visitou a obra do Hospital Universitário na Uece. O dia foi finalizado com um balanço entre governador e o convidado, que debateram a visão do Jovem Gestor, agora olhando de dentro para fora do Governo do Estado do Ceará.

“Hoje eu vi o lado B do Estado, acompanhei as tomadas de decisões, de ver todo mundo assinando papel e resolvendo as burocracias, mas da minha forma espero ter contribuído, sabe. De colocar a minha visão da sociedade, sobre o que a gente vem fazendo. O governador me chamar não foi à toa para passar o dia com ele, mas para acompanhar mesmo de verdade seu cotidiano. Eu eu vim pra cá com a missão de contribuir, de falar um pouco do meu olhar sobre a cidade, sobre o Estado e sobre o que está sendo feito para toda a população. Gosto de muita coisa que está sendo feito, mas discordo também. E eu acho que ter esse espaço de escuta, principalmente de saber as insatisfações é o mais massa desse projeto. Eu sou um jovem da periferia, e sou apenas o primeiro que espero de muitos, que o projeto tenha continuidade, independente de quem está no governo. Que seja uma política continuada, pois acho que a gente tem que ser ouvido”, apontou o jovem.

Observador, a cada dependência do Palácio da Abolição que conhecia, percebia com admiração as obras de artes espalhadas nas paredes da casa do Governo do Ceará. Léo tem 29 anos, mas tem um mundo inteiro conectado passando na frente dos seus olhos. Um dos criadores da página Suricate Seboso, que fala do cotidiano de forma bem humorada. Só no Facebook tem 6,1 milhões de seguidores. No Instagram tem mais 1,6 milhão de seguidores.

Léo analisa que a iniciativa é um passo importante para incluir a juventude da periferia no debate público. “Eu acho que todo jovem e todo morador da periferia tem que estar na política, para que a política trabalhe a favor do povo. Acho que tem que cobrar mesmo, travar rua, tem que pedir posto de saúde, falar quando o lixo tiver ruim na rua da sua casa, porque é do nosso papel como cidadão. Eu acho que  todo jovem tem que estar apto ao debate, mas não só isso, ele tem que entender e olhar pro mundo a partir da ótica dele, e também botar o dele no sentido de eu vou cobrar, eu vou achar, eu vou dizer o que eu acho certo e o que eu não acho certo. Fazer gestão tem que ter a participação popular cada vez maior “, enfatizou.

“E já falei com a secretária de educação, Eliana Estrela, que selecionará uma mulher para o próximo mês. Todos vão conhecer um pouco a vida do cotidiano de Governador, de como se faz uma gestão e dar sugestões, porque eu sou uma pessoa de muito diálogo”, finalizou o governador Camilo Santana.





Por , em 2021-11-10 16:57:00


Fonte www.ceara.gov.br

Redação

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: