Sema lidera agenda do clima no Ceará e firma parceria para elaborar inventário de emissões – Jornal Notícias do Ceará







10 de novembro de 2021 – 14:53
#Codes #COP 26 #Emissões de GEE #Sema




A Secretaria de Meio Ambiente (Sema) vai elaborar o Inventário de Emissões de GEE do Estado do Ceará. “Será um dos instrumentos da Política Estadual sobre Mudança do Clima e permitirá conhecer a fundo o perfil das emissões do estado”, disse o secretário Artur Bruno. O projeto conta com parcerias formadas com as instituições internacionais, Center for Environmental Peacebuilding (CEPB) e a Climate Safe.

De acordo com a Coordenadoria de Desenvolvimento Sustentável (Codes/Sema), a parceria se estabelece em um momento crítico para a humanidade no que diz respeito às Mudanças Climáticas, assunto tema da 26ª Conferência das Nações Unidas sobre o Clima (COP26) que acontece até o dia 12 de novembro, em Glasgow, na Escócia. A Codes/Sema coordena a iniciativa no âmbito da Sema e afirma que o inventário será utilizado como base para a elaboração, por parte da Secretaria, do Plano Estadual de Mudanças Climáticas.

De acordo com a técnica Viviane Monte, da Codes/Sema, “o plano se constitui em uma importante ferramenta para o desenvolvimento de políticas públicas e de ações que mitiguem os efeitos das alterações climáticas, visando à redução da vulnerabilidade dos ecossistemas, das comunidades e do sistema econômico do estado do Ceará”. O trabalho que será elaborado não inclui apenas o Inventário de Emissões, mas o Relatório de Mitigação. “Neste serão apontados os principais setores que deverão reduzir emissões, além de sugeridas estratégias para alcançar essa redução”, explica.

Ela destacou que no contexto da 26ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP26) que está acontecendo em Glasgow, na Escócia, a consultora Mariana Gianiaki, da Anamma Brasil, e o gerente de projetos, Max Almeida, do Center for Environmental Peacebuilding, apresentaram em evento paralelo à COP26, a parceria com o Ceará. O evento foi promovido pela Euroclima+, programa da União Europeia sobre sustentabilidade ambiental e mudanças climáticas, com a América Latina.

COP 26

A Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima de 2021 (COP 26) reúne as partes da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima. Acontece desde o dia 1o de novembro e termina na próxima sexta-feira (12). O encontro global reúne representantes dos 196 países signatários do Acordo de Paris, com o objetivo de discutir entre outros temas, ações de desenvolvimento e preservação do meio ambiente, redução das emissões de gases de efeito estufa (GEE) e estratégias para limitar o aquecimento global a 1,5°C em relação aos níveis pré-industriais.

 





Por , em 2021-11-10 14:53:00


Fonte www.ceara.gov.br

Redação

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: