STF decide sobre pulverização de agrotóxicos no CE | eliomar-de-lima – Jornal Notícias do Ceará

Foto: Agência Câmara
Agrotóxicos são questionados em todo o País

.

O Supremo Tribunal Federal julgará amanhã uma ação de Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF) interposta pela Confederação Nacional da Agricultura (CNA), tendo a Faec como interessada, que pode liberar a pulverização aérea de agrotóxicos no Ceará. Desde 2019, graças à Lei 16.820, de autoria do deputado estadual Renato Roseno (Psol), essa prática está proibida no território cearense. A lei, também conhecida por José Maria de Tomé”, líder rural assassinado que era contra a pulverização aérea, veio para corrigir um crime ambiental histórico que, provavelmente, matou muita gente envenenada. Esse tipo de ação espalha o inseticida para além da plantação. Por escolas e residências, por exemplo. Um abaixo-assinado está correndo via internet pedindo aos ministros do STF que não acatem essa ação. Em nome do respeito à saúde dos cearenses.

Tensão política

Com a decisão do STF (6X0) de suspender repasses do Orçamento Secreto, dois deputados federais cearenses estão em clima de tensão: Domingos Neto (PSD) e Júnior Mano (PL). Ambos seriam os maiores beneficiados por aqui com essas liberações

Braços abertos

Quem comemora a decisão de Bolsonaro de querer se filiar ao PL é o deputado federal Jaziel Pereira. Ele é um dos parlamentares mais bem aquinhoados com cargos federais no Estado. E sua mulher, a deputada estadual Dra, Silvana, reforça o corinho do “bem-vindo”.

Pelo celular

Moradores de comunidades em situação de vulnerabilidade nos arredores da Praia de Iracema recebem capacitação em manutenção de celulares. O curso é oferecido pelo Sindicato do Engenheiros (Senge-CE) e, ao todo, 48 foram formados neste ano.


Fortaleza, Ce, BR - 10.11.21 Na foto: Beatriz Cavalcante, jornalista do Gropo O POVO DE COMUNICAÇÃO   (Fco Fontenele/O POVO)(Foto: FCO FONTENELE)


Foto: FCO FONTENELE

Fortaleza, Ce, BR – 10.11.21 Na foto: Beatriz Cavalcante, jornalista do Gropo O POVO DE COMUNICAÇÃO (Fco Fontenele/O POVO)



Economia

A jornalista Beatriz Cavalcante será a nova editora-chefe de Economia do Grupo de Comunicação O POVO. Já Adailma Mendes, que respondia pela função, segue novos desafios na área privada. Sucesso a ambas.

Reforma & Pobreza

Nas livrarias, no fim deste mês, mais um livro do cientista político Filomeno Moraes. Estado, Constituição e Instituições Políticas – Aproximações a Propósito da Reforma Política Brasileira aborda o cenário atual da política e o aumento da pobreza.

Lição de paciência

O tempo passa, o tempo voa e o governador Camilo Santana (PT) ainda não tratou sobre o novo Plano de Cargos, Carreiras e Salários da Uece. Os docentes, principalmente, cobram uma atualização que, claro, renderá melhores condições salariais.

Esperança

Concursados da Ematerce, que brigam por convocação porque há necessidade legal de comprovação da carência de vagas no órgão, ganharam um alento. “Se esse caso não for resolvido, independente disso, chamarei todos até janeiro”, promete Camilo Santana.

Nós somos jovens

Camilo Santana iniciou ontem o projeto “Jovem Gestor”, onde um jovem da comunidade é convidado a passar o dia com o governador e conhecer o dia a dia da administração. Eis uma boa iniciativa de marketing para quem tem projetos eleitorais em 2022.

Primos pobres

Assim como os peritos adjuntos da Pefoce, os secretários escolares da rede estadual de ensino viraram primos pobres dos docentes. A categoria também não tem Plano de Cargos, Carreiras e Salários e se diz foram do boletim de presenças da Seduc. 

Epa!

 A Praça do Ferreira, fincada no Centro de Fortaleza, deixou de ser cartão postal. Pelo menos no atual cenário em que se encontra: o chafariz virou banheiro público, há lixo à vontade no local e entorno e moradores de rua ainda precisando do apoio oficial.

Sobe

Votorantim, que inaugurou, nesta semana, a Pecém 2, nova fábrica de cimento. Com isso, o grupo tem a meta de produzir 1 milhão de toneladas de cimento/ano.

Desce

Usina de Barbalha, até hoje, sem solução. Deveria se transformar num Centro de Tecnologia de Cultivo. Foi adquirida por R$ 15 milhões na gestão cidista.

Horizontais

O ex-prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio, almoça hoje, às 12h, na sede da CDL. Hora de o pré-candidato a governador pelo PDT bater um papo com os lojistas. /// O III Congresso Cearense de Direito Eleitoral, que acontece no Anexo da Assembleia Legislativa, fará uma homenagem in memoriam ao jurista Paulo Bonavides. Amanhã, às 20 horas. /// O Sesi/CE renovou, por mais três meses, com a Sesa, cessão de espaço, em sua unidade da Parangaba, como ponto de vacinação. /// Só lembrando: “O Auxílio Brasil fará a popularidade de Bolsonaro crescer, assim como cresceu o preço da gasolina?”

 



Por , em 2021-11-10 22:32:00


Fonte mais.opovo.com.br

Redação

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: