100% dos postos de saúde de Fortaleza aderem ao Programa Unidade Amiga da Primeira Infância (Uapi) – Jornal Notícias do Ceará

A Prefeitura de Fortaleza iniciou, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), a 2ª edição do Programa Unidade Amiga da Primeira Infância (Uapi), com adesão dos 116 postos de saúde da Capital, que buscam o fortalecimento nas ações de puericultura, bom desempenho e assistência adequada no cuidado à criança.

As ações das Uapis aumentam a qualidade da atenção integral que uma criança recebe, sobretudo ao longo dos seus primeiros mil dias de vida, para garantir direito ao pleno desenvolvimento.

As atividades executadas no âmbito da saúde envolvem grupos de gestantes, de triagem neonatal, consultas, acompanhamento de curvas de crescimento, marcos do desenvolvimento infantil, aleitamento materno, alimentação saudável complementar, suplementação, esquema vacinal completo e atenção à saúde bucal.

Experiência inspira outras capitais

Para a secretária da Saúde de Fortaleza, Ana Estela Leite, os resultados positivos da primeira edição levaram a experiência exitosa para outros estados do País. “As prefeituras de Belém (PA), Salvador (BA), Recife (PE), São Luís (MA) e Rio de Janeiro (RJ) já aderiram ao programa, buscando priorizar a primeira infância nas políticas públicas municipais”, exalta. “Isso demonstra o quanto nossa Capital está sendo referência na execução da iniciativa”, fortaleceu.

A secretária lembra que, em junho deste ano, o prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues, visitou Fortaleza e conheceu as boas práticas desenvolvidas no desenvolvimento de políticas públicas para a primeira infância e enalteceu o trabalho realizado com a iniciativa Uapi.

Para a articuladora do Programa Unidade Amiga da Primeira Infância, Gerly Anne Nóbrega, a realização da segunda edição e o empenho das unidades em aderirem ao programa reforçam o compromisso da gestão em garantir políticas públicas na primeira infância. “Investindo no cuidado integral e integrado das nossas crianças, vamos trazer ainda mais resultados para o seu desenvolvimento”, reforça.

Parceria

Em agosto deste ano, Fortaleza reafirmou a parceria com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) assinando o novo termo de adesão da Uapi. O termo foi assinado pelo vice-prefeito, Élcio Batista, durante evento on-line com a participação de representantes de outras capitais, e da empresa Roche, parceira na iniciativa.

Ciclo Nacional Participativo

As unidades estão, atualmente, participando do Ciclo Nacional Participativo da Estratégia Uapi. A capacitação é composta de três módulos que abordam a atenção integral e integrada da rede de serviços básicos para a primeira infância, incluindo crianças com deficiência, doenças raras e déficit de aprendizagem; mapeamento e qualificação da oferta dos serviços no Município; proteção contra todas as formas de violência; indicadores de qualidade na educação infantil; além do necessário olhar para a inclusão e as diversas formas de aprender e ensinar.

As equipes de tutores das Regionais que irão monitorar os postos de saúde reuniram-se na manhã desta quarta-feira (11/11), na Sociedade Cearense de Pediatria (Socep). O encontro teve o intuito de socializar a capacitação do Ciclo Nacional Participativo. Ao fim da capacitação, será entregue a territorilização de cada unidade e o plano de trabalho para o alcance das metas da Uapi.

Retrospectiva

O programa Unidade Amiga da Primeira Infância foi lançado em 2018, com o intuito de fortalecer as ações de puericultura e, assim, melhorar a qualidade de vida das crianças fortalezenses. Ao longo de dois anos, as unidades que se inscreveram na primeira fase da iniciativa foram avaliadas e monitoradas, buscando aprimorar as ações de saúde e o desenvolvimento adequado das políticas de Primeira Infância, para alcançar as metas estabelecidas.

A partir da atuação voluntária e intersetorial de 37 postos de saúde, em 2021, o Município fortaleceu o desenvolvimento infantil integral com melhoria dos indicadores de saúde. Nove unidades foram destaques e alcançaram a certificação como Unidades Amigas da Primeira Infância. A certificação foi entregue por meio da Sociedade Cearense de Pediatria (Socep) e Associação Brasileira de Enfermagem (Aben), com assessoria técnica do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef).



Por , em 2021-11-11 16:10:31


Fonte www.fortaleza.ce.gov.br

Redação

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: