Aeroporto de Fortaleza terá estação de metrô integrada à linha Parangaba-Mucuripe – Jornal Notícias do Ceará

Fortaleza ganhará três novas estações de metrô que devem facilitar a integração de turistas aos mais diversos pontos da Capital cearense. Na manhã desta quinta-feira, 11, o governador Camilo Santana (PT) esteve acompanhado de José Sarto (PDT), prefeito de Fortaleza, para assinar a ordem de serviço das obras. As intervenções devem custar cerca de R$ 46 milhões.

osé Sarto, prefeito de Fortaleza, e o governador Camilo Santana assinam ordem de serviço para construção de ramal Aeroporto do VLT (Foto: FABIO LIMA)

O recurso será utilizado para a construção de uma estação de metrô integrada ao Aeroporto de Fortaleza, além de outros dois ramais que serão implementados na Avenida dos Expedicionários. A estação Expedicionários fará parte da linha Parangaba-Mucuripe, que já possui outras dez estações em funcionamento. A nova estação estará localizada entre os ramais do Montese e do Vila União.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

As obras já foram iniciadas, com a execução de duas estações, em fase de fundações, além das contenções de um trecho da linha que será de forma elevada.

O governador Camilo Santana destacou a importância da construção de uma nova estação integrada ao aeroporto diante da retomada gradual de voos comerciais na Capital.

“Estamos começando a retomar os voos. Retomamos para Lisboa, Paris e vamos retomar para os EUA. A estação vem para garantir o transporte não só do turista, mas também dos trabalhadores do aeroporto e da comunidade que mora aqui”, relata.

Estação de metrô integrada ao Aeroporto fará parte da linha Parangaba-Mucuripe
Estação de metrô integrada ao Aeroporto fará parte da linha Parangaba-Mucuripe (Foto: FABIO LIMA)

LEIA TAMBÉM | 4,6 mil beneficiários do INSS no Ceará podem ter pagamento bloqueado; veja como evitar

O Governador ressaltou, ainda, que a av. Senador Carlos Jereissati passará por reformas, o objetivo é tornar a via, tida como a “porta de entrada” de turistas na Capital, mais receptiva aos visitantes.

“Vamos dar a ordem de serviço, em breve, de toda a urbanização da av. Senador Carlos Jereissati. Vamos fazer o recapeamento e a urbanização dos entornos, vamos deixar um paisagismo, deixar mais bonita e receber melhor os turistas que chegam”, destaca.

O prefeito de Fortaleza, José Sarto, também comentou sobre a importância do início das obras e expôs o seu desejo de conseguir fazer uma grande integração entre os modais da Capital.

“É um sonho fazer a integração do bilhete único para os diversos modais de transporte. É um dos nossos compromissos a integração dos modais, nós estamos dando prioridade, pela ordem, ao pedestre, a quem usa bicicleta e ao transporte público de massa.”

LEIA TAMBÉM | Quem recebia o auxílio emergencial vai receber o Auxílio Brasil?

Sarto também destacou que o Brasil, de forma geral, está correndo contra o tempo perdido no quesito de instalação de linhas de transporte ferroviário, e acredita que esse é o melhor caminho para conectar a cidade no futuro.

“Esse é o modal com melhor custo-benefício para a população, transporta mais gente, mais rápido, é menos poluente e mais barato. Precisamos fazer a integração de trens e veículos leves sobre trilhos com o transporte rodoviário, para trazer melhorias para a população”, completa.

O Ramal Aeroporto terá 2,4 quilômetros (km) de extensão, sendo 0,9 km de forma elevada. As novas estações estarão localizadas em uma futura praça, a ser construída na Avenida dos Expedicionários, e a outra, em frente ao Aeroporto Pinto Martins, que será integrada por meio de uma passarela que já existe no local.

Tenha acesso a reportagens especiais. Assine O POVO+ clicando aqui

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Por , em 2021-11-11 18:46:19


Fonte www.opovo.com.br

Redação

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: