Além da Black Friday: AliExpress terá 6 aviões para trazer compras da China – 11/11/2021 – Jornal Notícias do Ceará

Se os Estados Unidos têm a Black Friday, a China também tem uma data anual de vendas para chamar de sua. Ela ocorre sempre no décimo primeiro dia de novembro, no chamado “11.11”, conhecido também como “Double Eleven” (onze duplo) ou “Dia dos Solteiros”. Com sua popularidade, outros países também adotaram o evento, inclusive o Brasil.

A primeira edição chinesa do grande dia de promoções aconteceu em 2009 e foi organizada pelo Alibaba, gigante local do comércio eletrônico, justamente para concorrer com a Black Friday. A plataforma de vendas online AliExpress, também chinesa, é outra que atua forte para atrair consumidores. Nesta quinta-feira (11), a empresa terá pelo menos seis aviões fretados à disposição da operação brasileira para fazer as entregas vindo direto da China.

Segundo Yan Di, gerente do AliExpress no Brasil, neste ano a empresa espera um volume de vendas recorde, mesmo com o dólar estourando a barreira dos R$ 5,50. A informação foi dada durante coletiva de imprensa realizada na quarta-feira (9). O objetivo, segundo ele, é que os consumidores recebam suas encomendas antes do Natal.

Na cidade de São Paulo, a promessa é de entrega em até três dias. Empresas concorrentes da Alibaba e da AliExpress também vão aderir o “11.11” no Brasil, como BangGood, GearBest e Mini In the Box.

Black Friday vs Double Eleven: o que tem de diferente?

Na disputa comercial da China com os EUA pelo campo do comércio eletrônico, a China parece ter uma vantagem importante. Além de sua população consumidora de 1,8 bilhões de pessoas, as marcas de ecommerce asiático estão em expansão pelo mundo.

A AliExpress, por exemplo, tem atualmente uma frota de 80 aeronaves entregando mercadorias chinesas para os cinco continentes. Dessas, cinco servem regularmente o mercado brasileiro, de acordo com informações de Yan Di.

“Somente a operação do Alibaba no ‘Dia dos Solteiros’ garante um volume de vendas oito vezes maior do que toda a Black Friday dos EUA, o equivalente a 74 bilhões de dólares”, afirmou o executivo.

Esse valor representa mais do que quatro anos inteiros de vendas do ecommerce brasileiro, que movimentou R$ 53 bilhões em 2021, segundo levantamento do site eBit.

Estratégia para atrair brasileiros

Nos últimos anos, o ecommerce chinês e asiático investiu no Brasil divulgando suas marcas a partir de parceria com influenciadores e com propagandas (veiculadas em comerciais de TV e redes sociais, por exemplo).

Segundo dados do Instituto Reclame Aqui, que avalia a satisfação dos consumidores brasileiros em compras online nacional, 56,5% dos entrevistados disseram já ter comprado em plataformas do leste asiático como AliExpress, Shein e Shopee.

A AliExpress ocupa 32% do mercado de sites de vendas internacionais que atuam por aqui, segundo o executivo. E para atrair mais o público brasileiro, ela permitirá pela primeira vez pagamentos via PIX e parcelamento em diferentes opções.

Além disso, influenciadores digitais no TikTok, entre eles PKllipe, Tirulipa, Camila Loures, Gabi Martins e Juliana Puzzuoli, todos com audiências na casa do milhão farão ações em nome da marca — para convencer os consumidores a gastar na plataforma, principalmente os mais jovens.

A edição de 2021 marca também a primeira vez em que vendedores brasileiros poderão vender na plataforma durante o evento, explicou o executivo da Aliexpress — a empresa autorizou a entrada de lojistas nacionais em agosto deste ano.

Os brasileiros também poderão pela primeira vez usar a ferramenta “live commerce”, em que os lojistas fazem transmissões ao vivo enquanto vendem seus produtos, uma versão moderna das televendas do passado.

Compras online: como não cair em roubada

Como em qualquer compra online, fazer uma boa pesquisa antes de efetuar um produto é essencial. Para evitar dor de cabeça, procure na página do vendedor escolhido opiniões de outros consumidores, principalmente de compradores brasileiros.

A nota do lojista na plataforma — geralmente de zero a cinco — também é uma boa indicação da qualidade do serviço e dos produtos. Outra boa dica é desconfiar de valores muito baixos, principalmente de eletrônicos como computadores, celulares e consoles de videogame.

No caso de compras internacionais realizadas em sites estrangeiros, a atenção deve ser redobrada. Isso porque a aquisição de produtos nessas plataformas configura importação direta, logo, o Código de Defesa do Consumidor não garante os mesmos direitos das compras em lojas nacionais, como a garantia.

Lembre-se ainda de calcular o valor da sua compra e o frete. No Brasil, a legislação permite que você importe produtos de até US$ 100 dólares sem taxas alfandegárias na mesma compra. Aquisições com valores superiores podem ser taxadas em até 60% pela Receita Federal. Nesse caso, o consumidor só poderá retirar o produto em uma agência dos Correios mediante pagamento do imposto federal.

Na coletiva de imprensa, Yan Di afirmou que a operação local do AliExpress facilita a devolução de compras realizadas na plataforma por meio de parceiros logísticos locais. Nessa situação, em caso de retorno do produto, o consumidor receberia o dinheiro de forma mais rápida, pois o item não precisaria voltar à China para o estorno ser realizado.

Por , em 2021-11-11 04:00:00


Fonte www.uol.com.br

Redação

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