Prefeitura de Sobral – Canal de cursos da Secretaria da Educação de Sobral atinge 100 mil inscritos e recebe prêmio do Youtube – Jornal Notícias do Ceará

O canal de cursos no YouTube, criado pela Secretaria da Educação de Sobral, recebeu o Prêmio Prata para Criadores (Silver Creator Award, em inglês), em reconhecimento pelos cem mil inscritos. A honraria foi entregue, na terça-feira (09/11), para o secretário da Educação, Herbert Lima, idealizador do projeto. Desde agosto de 2020, já foram ofertados sete cursos beneficiando milhares de professores do Brasil e exterior, com transmissão ao vivo pelo canal https://www.youtube.com/LDEUFC.

Durante a pandemia, a Secretaria da Educação, em parceria com a Universidade Federal do Ceará e outras instituições, criou uma série de cursos, palestras, formações e capacitações para educadores e demais interessados com a temática educação e tecnologias. Após mais de um ano, o canal alcançou os cem mil inscritos e recebeu esse reconhecimento. Estamos muito felizes”, explicou Herbert Lima.

O canal do Laboratório Digital Educacional conta, atualmente, com mais de 193 mil inscritos e mais de 9 milhões de visualizações em seus vídeos. Criado em 10 de agosto de 2020, o LDE oferece cursos gratuitos e com certificação para educadores do Brasil e do exterior, em parceria com a Universidade Federal do Ceará (UFC), o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), a Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), a Escola de Formação Permanente do Magistério e Gestão Educacional (Esfapege) e a Prefeitura de Sobral, por meio da Secretaria da Educação.

FORMAÇÃO DE PROFESSORES

Em Sobral, milhares de educadores foram beneficiados com os cursos ofertados pela parceria entre o LDE e a Secretaria da Educação. “A gente nunca teve tanto que se adaptar como no período de pandemia e usar as tecnologias como aliadas foi a única forma de conseguir fazer esse acompanhamento remoto. Sobral se destacou por garantir que a formação dos professores não parasse no isolamento social e isso só foi possível graças a esses cursos on-line que são ofertados pela Secretaria”, afirmou Ana Brena Albuquerque, professora da Escola de Tempo Integral Maria de Fátima Souza Silva, no distrito de Caracará.

Já foram ofertados os cursos de Letramento Digital; Tecnologias Digitais na Educação; Formação de professores em educação ambiental do Projeto Escola Verde; Tecnologia na Educação, Ensino Híbrido e Inovação Pedagógica; e Introdução à Pesquisa e à Pós-Graduação. As aulas dos cursos são transmitidas ao vivo no canal e ministradas por pesquisadores, especialistas, mestres e doutores de universidades do Brasil e de fora do país.

Atualmente, o LDE oferece o curso de aperfeiçoamento em Metodologias, Práticas Pedagógicas e Tecnologias Educacionais, que faz parte da segunda etapa das três seleções públicas realizadas pela Secretaria da Educação de Sobral: seleção de secretários escolares, seleção de professores temporários e seleção de gestores escolares.

“Desde o primeiro curso, em 2020, eles têm agregado muito conhecimento, apresentando para a gente infinitas possibilidades e ferramentas que podemos usar para qualificar o nosso processo de ensino-aprendizagem e isso faz encher o nosso coração de gratidão, porque percebemos que não estamos sozinhos”, finalizou Ana Brena.

O canal está exibindo, ainda, todos os sábados, as lives do projeto #SobralnoEnem On-line 2021, que prepara estudantes para o Enem com aulas gratuitas, além das aulas da segunda turma do curso Introdução à Pesquisa e à Pós-Graduação, parte do projeto “Professor Pesquisador”.

Os prêmios para criadores de conteúdo são concedidos pelo YouTube para os canais que atingem determinadas quantidades de inscritos. É necessário, ainda, que os canais estejam em situação regular, sem notificações de direitos autorais ou de violações das diretrizes da comunidade ou manipulação da contagem de inscritos.



Por , em 2021-11-11 17:39:44


Fonte www.sobral.ce.gov.br

Redação

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: