Sobrado dr. José Lourenço convida para “Café do Zé” duplo neste sábado (13) e segue com exposição “Tramas do Feminino” – Jornal Notícias do Ceará







11 de novembro de 2021 – 15:14
#“Café do Zé” #conversa on-line #relacionamento #Secult #Tramas do Feminino




O Sobrado Dr. José Lourenço, equipamento cultural da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult) segue com programação intensa neste sábado (13), reunindo encontros do Café do Zé com o lançamento do fotolivro “Um livro sobre o amor sapatão”, de Marília Oliveira, às 10h, e conversa on-line com as artistas visuais Bárbara Moura (Fortaleza) e Daiane Maciel (Sobral), onde abordam o tema “Sertão em mar: integrando saberes”, às 11h, através do Youtube da Secult. A exposição “Tramas do Feminino” também segue aberta para visitação até 12 de fevereiro de 2022. Todos os eventos são gratuitos e abertos ao público.

Um livro sobre o amor sapatão é o primeiro gesto artístico de Marília Oliveira, fruto de seu trabalho de doutorado, intitulado Museu do Amor Sapatão. Na obra, Marília convida cinco casais de “sapatonas” a cederem fragmentos visuais de suas histórias de amor para compor, pela mistura, a narrativa do livro. Às imagens enviadas junto às da autora, registros de três anos de relacionamento com sua companheira.

O ordinário do cotidiano de casais lésbicos, o conforto, a força, a doçura e a potência do afeto lésbico: é disso que trata este fotolivro. Estamos vivas, amamos, nos alegramos e seguimos. Nossa existência é um grito de triunfo. A publicação faz parte do projeto DOBRADIÇA, contemplado pelo VII Edital das Artes da SECULTFOR, de 2017 e foi publicado em 2020.

A partir das 11h, o Youtube da Secult Ceará recebe mais um Café do Zé virtual conectando duas artistas visuais: Bárbara Moura, de Fortaleza, e Daiane Maciel, de Sobral, com o tema “Sertão em mar: integrando saberes”. No encontro, as artistas apresentam suas obras, seus processos de produção, as dinâmicas de circulação e debatem, ainda, sobre o modo de operação da vida da mulher artista no sertão e no mar.

O encontro virtual busca contrastar as estéticas possíveis e elaboradas pelas mulheres nos diferentes contextos do sertão e do mar, a estética dos espaços de criação, ambientes de circulação e formação feminina nas artes visuais no Ceará. Ainda se propõe a uma interação e intercâmbio de narrativas e subjetividades individuais que estão polarizadas na divisão (aparente) entre o sertão e o mar.

VISITAÇÃO GRATUITA À EXPOSIÇÃO “TRAMAS DO FEMININO”

Entre as mais de 20 mulheres que montam essa sensível e criativa trama artística na exposição, estão nomes como o da arquiteta e designer pernambucana Janete Costa, as artistas visuais Ise Araújo, Nice Firmeza e Waléria Américo, que retorna agora ao Sobrado como artista, após ter assinado a curadoria da exposição anterior, “Rarefeito”. A cearense Heloysa Juaçaba e a baiana Maria Adair são pintoras, desenhistas e gravadoras que também somam a essa trama criativa, assim como a pintora e restauradora paraibana Marlene Almeida. Além de professora, Cláudia Sampaio é artista plástica e faz parte da exposição. Com experiência como gestora pública em Recife, Tereza Costa Rego é representante do figurativismo pernambucano e artista plástica, assim como a cearense Sabyne Cavalcanti. Do Piauí, Fátima Campos explorou a pintura, assim como a alagoana Maria Amélia Vieira. E de Várzea Alegre, no interior do Ceará, Lidia Babinski conquista com suas bonecas de pano e aquarelas.

Nesta nova exposição, o Sobrado Dr. José Lourenço convida o público a perceber o mundo pelo olhar (e além dele) sensível e criativo destas artistas que deixaram seus nomes na história da arte contemporânea brasileira. A curadoria é assinada por Marcus Lontra.

SOBRE O “CAFÉ DO ZÉ”

A programação vem sendo realizada desde a inauguração do Sobrado, em 2007, promovendo discussões e debates sobre arte, cultura, produção cultural, patrimônio cultural, educação e temas afins. O Café promove um encontro potente entre os visitantes e frequentadores do espaço, por meio de palestras e rodas de conversa com profissionais atuantes nas áreas.

O nome do evento refere-se ao nome do primeiro proprietário da edificação e responsável por sua construção em meados do século XIX: José Lourenço de Castro e Silva. Em 2021, o Sobrado Dr. José Lourenço já recebeu Kadma Marques em uma conversa sobre memória cultural e artesanato.

Serviço

Programação – Café Do Zé

Sábado, 13 de novembro às 10h – presencial no Sobrado Dr. José Lourenço

Café do Zé sobre “Um livro sobre o amor sapatão” – lançamento de livro com Marília Oliveira

Sábado, 13 de novembro às 11h – online no Youtube da Secult Ceará

Café do Zé sobre “Sertão e Mar: integrando saberes” com Bárbara Moura e Daiana Maciel

Visitação à exposição “Tramas do Feminino”

06 de novembro a 12 de fevereiro

De terça a sexta, das 9h às 16h (acesso até as 15h30) e sábado das 9h às 13h (acesso até as 12h30)

Sobrado Dr. José Lourenço

Rua Major Facundo, 154, Centro – Fortaleza (CE)

Gratuita e aberta ao público

Uso obrigatório de máscara e protocolos de saúde

Instagram @sobrado154

 





Por , em 2021-11-11 15:11:15


Fonte www.ceara.gov.br

Redação

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: