Prefeito inaugura décimo Centro de Educação Infantil neste ano em Fortaleza – Jornal Notícias do Ceará

“Fico muito feliz de entregar um equipamento que vai construir cidadania e revolucionar vidas”, destacou o prefeito (Fotos: Thiago Gaspar)

O prefeito José Sarto inaugurou, nesta sexta-feira (12/11), o Centro de Educação Infantil (CEI) Rachel Guimarães Martins Barbosa, no Residencial do Alto da Paz, no bairro Vicente Pinzón. Esta é a décima unidade de Educação Infantil entregue pela gestão municipal neste ano. Durante a inauguração, Sarto anunciou a construção de um novo Cuca, que será construído no bairro, ao lado do CEI.

“São 1.580 novas vagas criadas, com berçário, compromisso de campanha, e estamos construindo mais 21 Centros de Educação Infantil. Também conseguimos com o governador Camilo Santana, na parceria Juntos por Fortaleza, a construção de mais seis Centros de Educação Infantil. Fico muito feliz de entregar um equipamento que vai construir cidadania e revolucionar vidas”, destacou o prefeito.

De acordo com ele, o projeto do novo Cuca no Vicente Pinzón está em fase de elaboração, com previsão para início das obras em 2022. O equipamento será construído ao lado do CEI Rachel Guimarães Martins Barbosa.

“Temos o Cuca do Pici, que está em conclusão, e vamos construir o do Vicente Pinzon. É mais um equipamento excepcional de inclusão social. Recentemente, recebemos visitas de gestores de várias capitais brasileiras para conhecer a nossa estrutura e política para juventude e esporte, e o Cuca mistura tudo isso: arte, cultura, lazer e esporte. É uma demanda da comunidade, que merece e precisa, e nós trabalhamos para isso”, enfatizou o prefeito.

Centro de Educação Infantil

O CEI inaugurado nesta manhã beneficiará 188 crianças, de 6 meses a 3 anos de idade. Do total de vagas, oito serão destinadas ao atendimento de berçário, a partir de 2022. As crianças de 1 a 3 anos já serão atendidas na unidade a partir de 22/11.

Somente no último mês de outubro, a gestão municipal entregou três novos CEI à população de Fortaleza. Com a entrega da nova unidade de ensino, a Prefeitura contabiliza dez CEIs inaugurados neste ano – até então, foram entregues no Planalto Ayrton Senna, no Bom Jardim (Residencial Miguel Arraes), dois no São Bento, dois no Edson Queiroz (um deles no Residencial Yolanda Queiroz), José Walter (Residencial Cidade Jardim), Papicu, Itaperi e Vicente Pinzón.

Todas as unidades contam com atendimento de berçário, que inicia a partir de 2022, promessa de campanha do prefeito José Sarto, no que diz respeito à construção de novas unidades e a disponibilidade de berçários nestas. Outras 21 unidades estão em construção em diversos bairros da cidade.

Também presente na entrega do equipamento, o vice-prefeito de Fortaleza, Élcio Batista, celebrou o compromisso da gestão com a Educação, criando oportunidades em áreas mais vulneráveis de Fortaleza.

crianças brincando dentro de uma sala no CEI
Em 2021, mais de 55 mil alunos estão regularmente matriculados na Educação Infantil da Rede Municipal

“Esse lugar é super importante para construção de uma boa trajetória na vida dessas pessoas. Eu vejo esse lugar como uma oportunidade de desenvolvimento para as crianças e de segurança para as famílias, que deixam seus filhos aqui. O prefeito Sarto e eu temos um compromisso com a criação de esperança, esse é um momento em que o país e boa parte do mundo não tem esperança, e quando olho para este espaço vejo esperança, crianças e famílias que vão poder sonhar”, refletiu.

A secretária da Educação, Dalila Saldanha, ressaltou o trabalho que vem sendo feito no setor para manter os índices positivos que fazem de Fortaleza, atualmente, a terceira capital do Brasil em qualidade de ensino, segundo o Índice de Oportunidades da Educação Brasileira (IOEB) 2021, que indica as oportunidades educacionais oferecidas para todas crianças e jovens, da Educação Infantil ao Ensino Médio, em um município ou estado.

“Fortaleza vem avançando e sendo referência nacional na Educação Infantil. A gente vem nesse esforço continuado para melhorar a qualidade do ensino, graças a esse processo que vem sendo fortalecido, de infraestrutura física, de melhoria dos processos pedagógicos, formação de professores, material de apoio didático, inclusão digital, além do ensino integral e das nossas creches. Esse conjunto de políticas públicas é o que nos dá motivação e foco para seguir avançando, mesmo com os desafios que a pandemia nos trouxe”, declarou a secretária.

Investimentos e infraestrutura

O equipamento teve investimento total de R$ 3.603.184,97, com recursos oriundos do tesouro municipal. Para equipar a unidade, a Prefeitura investiu mais R$ 102.618,59.

A infraestrutura do CEI é composta de berçário, nove salas de aula, banheiros com acessibilidade, cozinha, refeitório, despensa, lavanderia com depósito para material de limpeza, fraldário, lactário, secretaria, coordenação, sala de professores, entre outros espaços. O projeto contempla, ainda, brinquedoteca (sala multiuso), área de lazer com playground e solarium.

Ampliação da Rede Municipal

A Educação Infantil é uma área prioritária da gestão municipal. Tanto que, de acordo com o Censo Escolar de 2020, Fortaleza é destaque na área, com a ampliação do número de vagas em 5% em um ano, de 2019 a 2020. O crescimento das capitais brasileiras no mesmo período foi de apenas 2,3%. Assim, conforme o estudo, que é realizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), Fortaleza é a capital do Nordeste com o maior número de crianças matriculadas na Educação Infantil.

Neste contexto, a expansão da oferta de vagas voltadas à Educação Infantil tem se consolidado uma marca da Educação de Fortaleza. Com a inauguração do novo CEI, a Prefeitura de Fortaleza chega a 271 unidades educacionais, entre equipamentos construídos, reformados, municipalizados e oriundos de parcerias. Além disso, a Capital também possui 151 escolas municipais com turmas de pré-escola.

Em 2021, mais de 55 mil alunos estão regularmente matriculados na Educação Infantil da Rede Municipal. Na etapa creche, são mais de 23 mil crianças atendidas.



Por , em 2021-11-12 12:34:25


Fonte www.fortaleza.ce.gov.br

Redação

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: