Prefeitura de Sobral – Secretaria da Saúde debate sobre o fluxo de distribuição de medicamentos para parturientes e recém-nascidos expostos ao HIV – Jornal Notícias do Ceará

Profissionais do Centro de Referência em Infectologia de Sobral (Cris) da Secretaria da Saúde e do Hospital Doutor Estevam (HDE) estiveram reunidos, na quarta-feira (10/11), para o alinhamento do fluxo de distribuição de medicamentos para parturientes e recém-nascidos na maternidade do HDE que estejam expostos ao vírus HIV.

De acordo com a gerente do Cris, Sandra Flor, ficou definido que o fluxo será vinculado via Sistema de Controle Logístico de Medicamentos (Siclom). “Isso tem como objetivo aprimorar o gerenciamento logístico desses medicamentos. O sistema permite que o Departamento de Doenças de Condições Crônicas e Infecções Sexualmente Transmissíveis se mantenha atualizado em relação ao fornecimento de medicamentos aos pacientes em terapia anti-retroviral (TARV)”, detalhou Sandra.

Ela explicou, ainda, que a TARV é a base do tratamento da infecção pelo HIV, responsável pela significativa redução da morbidade e a mortalidade relacionada a esse vírus ao controlar sua replicação. “Essas informações serão utilizadas para o controle dos estoques e da distribuição dos medicamentos antirretrovirais, assim como para a obtenção de informações clínico-laboratoriais dos pacientes e uso de diferentes esquemas terapêuticos”, finalizou a gerente.



Por , em 2021-11-12 17:14:24


Fonte www.sobral.ce.gov.br

Redação

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: