Fortaleza ultrapassa 4 milhões de doses aplicadas contra a Covid-19 e atualiza locais e estratégias da campanha de vacinação – Jornal Notícias do Ceará

Com mais de 4 milhões de doses aplicadas contra a Covid-19, a Prefeitura de Fortaleza atualiza as estratégias de aplicação da vacina com a ampliação do atendimento territorial, por meio das equipes dos postos de saúde da Capital.

“Desde meu primeiro dia de gestão, a vacinação contra a Covid-19 vem sendo tratada com absoluta prioridade. Com equipe dedicada e gestores comprometidos, temos trabalhado em constante planejamento, traçando novas estratégias a cada desafio. Se hoje temos baixos números de casos e quase zeramos internações, é porque a vacina salva vidas”, ressalta o prefeito Sarto.

Como parte da nova fase da campanha, que amplia a oferta de repescagens para segunda e terceira dose e a livre demanda para primeira dose de todo o público vacinável, o Centro de Eventos concentrará a aplicação da vacina no salão Iguape e no drive-thru, encerrando as atividades no salão Icapuí, assim como os quatro Cucas, que concluem as atividades como centro de vacinação, após 10 meses de acolhimento ao público.

Permanecem ativos mais de 100 centros de vacinação instalados em todas as Regionais de Saúde, distribuídos em três shoppings, no Sesi Parangaba, no Centro de Eventos e em 97 postos de saúde. A programação diária de cada local é divulgada no portal da Prefeitura de Fortaleza.

A busca ativa do público e ações itinerantes também estão sendo reforçadas. Com 14.274 doses aplicadas, a Prefeitura de Fortaleza concluiu o cronograma de atividades do Ônibus da Vacina, em parceria com a Cruz Vermelha. Ao todo, foram 23 dias de ação, que percorreu 12 bairros da Capital, desde o dia 14 de outubro, com o objetivo de reforçar a vacinação contra a Covid-19 em áreas de maior vulnerabilidade.

As equipes de saúde também estão realizando busca ativa por meio do contato direto com os usuários, identificando a necessidade da atualização do cartão de vacinação, seja primeira, segunda ou terceira dose e realizando ações descentralizadas de vacinação conforme a necessidade de cada bairro, a exemplo da ação de vacinação realizada no bairro Vicente Pinzon, nesta quinta-feira (10/11), no Centro de Inclusão Tecnológica e Social (CITS Mucuripe), onde foram aplicadas 486 doses na população do entorno.

De acordo com a secretária da Saúde, Ana Estela Leite, conseguir alcançar mais de 4 milhões de doses aplicadas somente foi possível por meio dos esforços dos trabalhadores e do interesse da população em lutar contra a pandemia. “Juntos, população e equipes de saúde, foi possível alcançar este patamar de imunização na nossa Capital. A vacina é a nossa melhor ferramenta contra a pandemia”, enfatiza.

“Iniciamos a Campanha de Vacinação Contra a Covid-19 em janeiro com a missão de vacinar a população de forma rápida e eficaz. Após quase dez meses de campanha e boa parte do público já vacinado com pelo menos uma dose, o momento agora é de realizar atividades descentralizadas”, complementa Ana Estela.

Balanço da vacinação

No total, em Fortaleza, já foram vacinadas 2.040.931 pessoas com a primeira dose e 32.047 com a dose única, o que equivale a 93% da população vacinável com pelo menos uma dose. Além disso, 1.741.665 receberam a segunda dose e 190.128 foram beneficiados com a terceira. Ao todo, já foram aplicadas 4.004.771 doses.

Fortaleza segue atendendo a população via agendamento para a segunda e terceira doses. Além disso, já está liberado o atendimento da primeira dose a partir dos 12 anos cadastrados há mais de 24h no Saúde Digital (https://vacinacaocovid.saude.ce.gov.br), em pontos específicos.

(*)com informação da PMF



Por , em 2021-11-13 10:21:36


Fonte cearaagora.com.br

Redação

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: