Secretaria da Saúde de Fortaleza realiza o 1º Seminário sobre o Plano Municipal de Saúde 2022-2025 – Jornal Notícias do Ceará

O evento foi promovido pela Coordenadoria de Planejamento e Governança da SMS

Em uma imersão de dois dias de intensa troca de experiências e partilha de informações, a equipe de gestores e técnicos da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) participou, terça e quarta-feira (09 e 10/11), do 1º Seminário sobre o Plano Municipal de Saúde: Alinhando agendas, necessidades e compromisso com o Município de Fortaleza.

O evento, promovido pela Coordenadoria de Planejamento e Governança da SMS, contou com a presença do vice-prefeito e superintendente do Instituto de Planejamento de Fortaleza (Iplanfor), Élcio Batista; da titular da Saúde, Ana Estela Leite; do presidente do Conselho Municipal de Saúde; João Batista, da superintendente do Instituto Dr. José Frota (IJF), Riane de Azevedo; da Consultora do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), Marta Barreto; do superintendente da Região de Saúde de Fortaleza (SRFOR), Alexandre Mont’Alverne, entre outras autoridades e sociedade civil, representada por membros do controle social e conselhos eegionais de Saúde.

elcio batista
O vice-prefeito e superintendente do Instituto de Planejamento de Fortaleza (Iplanfor), Élcio Batista, participou do evento

Durante o encontro, Élcio Batista abordou as competências do Iplanfor, no sentido de pensar a cidade na perspectiva do futuro e da reorganização em seus mais diversos aspectos. “O planejamento sempre requer uma visão de futuro. O planejar é a capacidade de alinhar internamente. Nesse tocante, o Iplanfor tem a missão de fazer esse alinhamento e ajudar os órgãos municipais para que possam planejar esse futuro, e, lá na frente, as secretarias vão poder se encontrar com os resultados”, afirmou.

A secretária Ana Estela fez uma retrospectiva sobre a condução da saúde nestes dois anos pandêmicos, tendo, ao mesmo passo, que enfrentar um vírus mortal, contagioso e persistente, salvar e preservar vidas. E, simultaneamente, desenvolver estratégias de isolamento e políticas de fortalecimento das capacidades estruturais, funcionais e de pessoal nos equipamentos de saúde em todos os níveis de atenção: primária, secundária e terciária. Além de desenvolver ações e projetos integrados, promovendo a intersetorialidade em toda a esfera da gestão municipal e estadual.

“Mais que um desafio, a pandemia da Covid-19 trouxe a necessidade de o mundo se reinventar em diversos aspectos, principalmente no tocante à saúde. O olhar da gestão de saúde, tanto pública, quanto privada, precisou se adaptar ao novo cenário, estabelecendo novos protocolos e prioridades para dar vazão à intensa, constante e crescente demanda da população por atendimento”, acrescentou.

ana estela
A titular da SMS, Ana Estela, ressaltou a grande capacidade de planejamento da equipe da Saúde

No seminário, ao longo dos dois dias de trabalho, foram explanados temas como: o cenário de partida do novo Plano Municipal de Saúde; influência dos aspectos socioeconômicos na saúde; perspectivas e desafios da Agenda 2030 para a saúde; diretrizes nacionais, estaduais e regionais de saúde; o papel da Participação Social no planejamento em saúde; as Redes de Atenção à Saúde em tempos de sindemia, entre outros importantes debates.

Para o conselheiro de saúde Regional, Euclides da Silva, o momento é de somar esforços em prol de uma construção coletiva para toda a sociedade. “É muito importante saber que estamos construindo um plano de saúde até 2025 que vai ser benéfico para toda a cidade. E nós, do controle social, temos o papel de aprender na construção, e, através dessa construção em conjunto, fazer uma execução com qualidade e levar esse retorno para a nossa população”, defendeu.

Na ocasião, Ana Estela ressaltou a grande capacidade de planejamento da equipe da Saúde, tendo como exemplo, a incumbência de planejar, organizar e operacionalizar a maior e mais desafiadora campanha de vacinação, que, mesmo diante de todas as adversidades, tem se mostrado um grande sucesso e uma esperança real de dias melhores.

“Aproveitando a oportunidade, quero fazer um agradecimento especial ao prefeito José Sarto pela confiança na nossa equipe, e aos demais secretários, na pessoa do secretário de Governo, Renato Lima, pelo apoio incondicional. Agradeço também a toda a equipe de colaboradores da SMS pelo empenho, compromisso, e dedicação na missão de salvar vidas e promover saúde pública com qualidade, equidade, humanização e amor”, finalizou a gestora da SMS.



Por , em 2021-11-13 10:19:13


Fonte www.fortaleza.ce.gov.br

Redação

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: